Dr. Daniel Rech, oncologista, alerta para necessidade da prevenção.
Com a pandemia do coronavírus, 2020 foi um ano atípico e isso se reflete também na saúde. Segundo dr. Daniel Rech, oncologista, o Ceonc registrou apenas 900 atendimentos novos de homens nesse ano, número muito baixo. Os homens são mais resistente a procurar atendimento. “Importante conscientizar e orientar a prevenção, não somente sobre o câncer de próstata.
É possível salvar muita gente com prevenção, e bem mais fácil”, comenta.
Júnior Terra, 40 anos, leva o assunto muito a sério: “Graças a Deus, em meu exame de rotina analisado, hoje de manhã [segunda-feira] no posto, deu tudo em ordem. Consciência fica tranquila, manter boa alimentação e fazer exercícios físicos é fundamental. Fico triste quando vejo pessoas fumando ou abusando de álcool. Se cuidar também é cuidar das pessoas que amamos”.
Jakson Porto, 25 anos, ainda não fez o exame por causa da idade, mas aceitou falar como forma de ajudar na conscientização dos mais jovens e dos mais velhos. “Toda prevenção é bem-vinda, é através dela que impedimos que doenças como câncer e diabetes, por exemplo, venham a se desenvolver com o passar do tempo.” Para Jakson, o preconceito ainda existe entre os homens por conta da criação, numa sociedade extremamente machista.