6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Cinco meses após início da vacinação, Beltrão alcança 42 mil doses aplicadas

Ritmo de aplicação vem crescendo nos dois últimos meses.

Dona Jandira Ortiz, do Bairro Cristo Rei, é um dos 32 mil beltronenses vacinados com a primeira dose contra a Covid.

Desde que os seis primeiros profissionais de saúde foram vacinados — no evento que marcou o início da imunização contra a Covid no município — Francisco Beltrão já aplicou 42,6 mil doses, segundo dados do boletim divulgado ontem pela Prefeitura. Se a vacinação fosse constante, é como se estivessem sendo aplicadas 278 doses por dia, mas como o ritmo de chegada de novas doses varia, o avanço da imunização vem aumentando. No primeiro mês, por exemplo, a média foi de 113 doses/dia; já neste último chegou a 444 doses/dia.

Beltrão está aplicando três das vacinas aprovadas pela Anvisa: a Coronavac/Butantan, a AstraZeneca/Fiocruz e a Pfizer/BionTech. Como mais recentemente as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer passaram a vir em maior quantidade, o ritmo de vacinados com a segunda dose desacelerou, já que ambas possuem intervalo maior de aplicação do reforço em comparação com a Coronavac. Por outro lado, mais grupos passaram a se vacinar com a primeira dose nos últimos dois meses.

Dona Jandira Ortiz mora no Bairro Cristo Rei, tem 55 anos, nenhuma comorbidade e optou por se vacinar mesmo temendo a agulha. “Não gosto muito de ter que receber a injeção, mas é importante se cuidar porque tem muita gente conhecida ficando mal por causa desse vírus”, comentou logo após receber a vacina, ontem, na unidade de saúde do Bairro São Miguel.

- Publicidade -

Se mantiver o ritmo das últimas semanas, em outubro Beltrão pode ter 70% da população vacinada com a primeira dose (patamar que já permite alguma flexibilização das medidas, como vem ocorrendo nos EUA e Reino Unido). O cronograma do Estado, divulgado na semana passada, espera vacinar todos os adultos do Paraná até 30 de setembro, mas o planejamento depende do envio de doses pelo Governo Federal.

A última remessa chegou aos municípios na sexta e nesta semana a previsão é de que o Paraná receba mais 451 mil doses de imunizante.

Lorecil Santos Alves conseguiu se imunizar ontem e recebeu a aplicação da vacinadora Adriane Pegoraro, na UBS do São Miguel.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques