20.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

CNBB também está na luta contra a Dengue

O remédio contra a Dengue não é aquele que será ministrado após os sintomas da doença. O remédio contra a Dengue é a limpeza, a responsabilidade e o cuidado.

A CNBB regional Sul 2, a pedido do Governo do Estado, pede às arquidioceses e dioceses para que entrem na Campanha contra a Dengue, iniciada ontem, 18, em todo o Estado do Paraná. “Pedimos a todos os sacerdotes que conscientizem as comunidades sobre este risco. Acompanhe pelo site: dengue.pr.gov.br Divulguem para o máximo de pessoas possíveis o Comunicado a seguir:
*
Senhoras e senhores, a dengue está presente no nosso Estado com muito mais força e o risco de uma grande epidemia é real e verdadeiro. A situação fica ainda mais crítica porque o mosquito transmissor está mais resistente, e já se reproduz em água suja. O vírus ficou mais forte. É a dengue no quadro mais grave que está circulando na nossa sociedade. Esta nova fase da doença já causou duas mortes.

Eram jovens de 31 e 27 anos. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná registra 2.631 casos confirmados. Trata-se de um número 2.500% maior que no ano passado. Além dos casos confirmados, já são 14 mil notificações de julho para cá. São 10 cidades com epidemia, 14 em alerta e 37 em situação séria. Estes números tendem a crescer nas próximas semanas e só a efetiva participação da população pode frear o avanço da doença. Temos que nos unir. Temos que ter consciência de que problema não é do vizinho do lado, ou da frente ou do dono do terreno baldio. O problema é de todos nós. Em todos os cantos do Paraná o Aedes aegypti está ativo e é preciso eliminar todos os criadouros do mosquito se quisermos efetivamente proteger crianças, jovens, adultos e idosos. Todos estão vulneráveis a esta nova variante da doença. O mosquito não escolhe uma localização específica. Está em qualquer acúmulo de água onde ele possa fazer a deposição dos ovos. O remédio contra a Dengue não é aquele que será ministrado após os sintomas da doença. O remédio contra a Dengue é a limpeza, a responsabilidade e o cuidado. Estamos nos engajando num grande mutirão criado pelo Governo do Estado. O objetivo é orientar, conscientizar e agir. É muito importante que cada um de nós adote uma atitude pró-ativa. É isto que estamos pedindo para que possamos, juntos, evitar mais sofrimentos e mortes. Lembrem-se: a Dengue mata e não está escolhendo vítimas.

Dom Mauro Aparecido dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Cascavel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques