9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Com ações diversificadas, ‘Cuide-se, garota’ orienta mulheres sobre autocuidado e prevenção ao câncer

Neste ano, em paralelo ao Outubro Rosa, projeto retoma ações presenciais em cidades atendidas pela Evolua.

Equipe da agência Evolua Vila Nova, de Francisco Beltrão, e voluntárias da ONG Mão Amiga durante ação para conscientizar mulheres, dia 21 de outubro, no estacionamento do Superdia

Conscientizar sobre o valor do autocuidado e do amor próprio e sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. Esse é o objetivo do ‘Cuide-se, garota’, projeto que está promovendo diversas ações em cidades atendidas pela Evolua e deve contar com a participação de 600 mulheres neste mês de outubro.

“A ideia é fazer com que as mulheres se conectem com a essência feminina, olhem para o seu corpo, alma e mente. Para isso, buscamos ações diversificadas, como carreatas, exames e palestras envolventes, capazes de proporcionar experiências marcantes para as participantes”, explica Simone Manfroi, responsável pelo setor de relacionamento com o cooperado e governança cooperativa da Evolua.

Orientanda mulheres desde 2019
Iniciado em 2019, o ‘Cuide-se, garota’ é realizado por meio do Progrid — Programa de Integração Cooperado e Comunidade. No ano de estreia, a iniciativa promoveu atividades presenciais, como apresentações de dança, chá para mulheres, palestras sobre autoconhecimento, autoimagem e força feminina; além de fazer doações para entidades de apoio a mulheres em tratamento em câncer.

- Publicidade -

Em 2020, apesar da pandemia, as ações do projeto tiveram continuidade, mas foram realizadas somente nas agências da Evolua, em horário de atendimento. “Mesmo em um período de restrições, conseguimos trabalhar fortemente a conscientização quanto ao combate ao câncer de mama e de útero. Profissionais de saúde foram contratadas e prestaram orientações às cooperadas”, relata Simone Manfroi.

Flaviana Tubin: prevenção deve se tornar rotina. (foto de Daniela Roncato)

Retomada das ações externas
Neste ano, com a redução dos casos de Covid-19, a equipe Evolua/Progrid comemora a retomada das ações presenciais externas. Em paralelo ao Outubro Rosa, atividades estão acontecendo nos municípios de Dois Vizinhos, Guarapuava, Pato Branco, Realeza e Francisco Beltrão. “É uma alegria pra gente voltar a ter esse contato um pouco mais próximo e levar orientações para as pessoas, sobretudo porque entendemos que é uma ação que pode salvar vidas”, pontua Tatiane Ronsani, responsável pelas atividades do Cuide-se, garota.

A equipe envolvida no projeto já está na fase do planejamento do Cuide-se, garota do próximo ano. A proposta é de que, em 2022, as ações tenham continuidade e de modo mais intenso.

Grandes aprendizados
A blogueira beltronense Flaviana Tubin fez parte de um dos primeiros eventos do ‘Cuide-se, garota’, em outubro de 2019. Tratava-se de um talk-show, que contou com a presença de cerca de 300 mulheres. ‘Viver bem sendo você’ foi o tema de sua apresentação. “Eu falei sobre o que acredito que devemos fazer para estar bem. Pequenos rituais, como ter fé, estar presente no dia a dia e ter bons pensamentos. A aceitação foi muito boa.”

E, como a vida é uma via de mão dupla, Flaviana Tubin, que foi convidada para repassar conhecimento, recebeu aprendizados que ficarão para sempre na sua memória.

“Participar do ‘Cuide-se, garota’ foi algo extraordinário. Aprendi muito com as mulheres que lá estavam e percebi que prevenção é uma rotina que devemos adotar para a nossa vida.”

A respeito daquele evento, de outubro de 2019, a blogueira conta que o que mais guarda na memória é o depoimento da voluntária da ONG Mão Amiga, Lourdes Giacobo.

“Ela falou que quando recebeu o diagnóstico, a primeira coisa que pensou foi: o que o câncer vai me ensinar? Ela faleceu no ano passado. E eu me emociono toda a vez que falo sobre isso. Ela tinha uma fortaleza dentro de si. Tudo na vida é aprendizado, mas as pessoas normalmente não veem assim e não evoluem”, finaliza Flaviana.

Voluntária do Mão Amiga aborda mulheres no Superdia, em Francisco Beltrão, para entregar materiais de orientação sobre autoexame e prevenção ao câncer de mama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques