15.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Confirmado o oitavo caso de coronavírus

O anúncio foi feito no Ministério da Saúde nesta quinta-feira

ABR e AEN/Sesa – O Ministério da Saúde confirmou mais quatro casos de coronavírus no Brasil, totalizando seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o caso confirmado no Espírito Santo entrará no banco de dados do ministério nas próximas horas, mas já está confirmado. Na manhã de ontem tinha sido confirmado o quarto caso, mas de tarde foram confirmados mais quatro, totalizando oito.

O caso do Espírito Santo é uma mulher de 37 anos, com histórico de viagem. Além disso, existe um caso confirmado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, mas o ministério aguarda a contraprova para confirmar oficialmente. Assim, o Brasil tem 636 casos suspeitos e oito confirmados.

Dois dos novos casos estão em São Paulo e têm a ver com o primeiro caso confirmado. Com isso, Brasil notifica transmissão local da doença no Estado. Até o momento, 378 casos foram descartados no País.

- Publicidade -

[relacionadas]

Testes de coronavírus no Brasil
No Brasil, laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados da doença pela primeira vez, devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Instituto Evandro Chagas, no Pará; e Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passa a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública.

Quarta-feira, 4, a Fundação Fiocruz começou a distribuir, no Rio de Janeiro, kits para o diagnóstico do novo coronavírus para laboratórios centrais estaduais, que também passarão por um processo de capacitação para a realização dos testes. Os kits foram desenvolvidos no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Manguinhos/Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Já a capacitação será conduzida pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz.

Oito casos suspeitos no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde atualizou o boletim do coronavírus ontem. Um suspeito foi descartado e outros oito foram incluídos na lista. Ao todo o Paraná tem agora 20 suspeitos e nove descartados.
A suspeita descartada é uma mulher de 25 anos de Curitiba que esteve na Alemanha e França. A paciente foi diagnosticada com Influenza A.

Os novos casos estão localizados em Curitiba (5) e Londrina (3). Trata-se de quatro homens e quatro mulheres que estiveram nos Estados Unidos, Itália e Espanha. Três suspeitos que notificaram os sintomas em Curitiba não residem no Estado, dois deles são de Santa Catarina (uma mulher de 35 anos e um homem de 36 anos) e um mora nos Estados Unidos (homem de 42 anos).

 

As formas de contágio pelo coronavírus

 Da assessoria – A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, indicam menor de grande circulação mundial.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas.

No entanto, dados preliminares do Novo Coronavírus (SAR-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre. tosse e dificuldade para respirar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques