6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Congresso Internacional de Medicina incentiva pesquisa científica, avalia presidente da AMP em Beltrão

Saúde

Gustavo Vicenzi, presidente da Associação Médica do Paraná em Francisco Beltrão.

Com a aproximação do início do 1º Congresso Internacional de Medicina do Sudoeste do Paraná (Conimed), previsto para ser realizado de 16 a 20 de novembro, o presidente da Associação Médica do Paraná (AMP) em Francisco Beltrão, médico Gustavo Vicenzi, acredita que o evento é uma oportunidade para incentivar a pesquisa científica na área da saúde.

O Conimed será on-line, transmitido gratuitamente pelo YouTube. O principal objetivo é fortalecer a formação profissional de médicos e acadêmicos de Medicina, além de oportunizar a participação de palestrantes de renome nacional e internacional.

 

- Publicidade -

Nesta entrevista, Vicenzi aborda a valorização profissional, a formação continuada de estudantes e outras ações realizadas pela AMP.

Qual é a expectativa da AMP em relação a um congresso internacional de medicina?
Dr. Gustavo Vicenzi – O principal objetivo do Congresso Internacional de Medicina do Sudoeste do Paraná é valorizar e contribuir com o conhecimento científico. Portanto, a nossa expectativa é a participação do maior número possível de acadêmicos de Medicina e de profissionais da saúde da região, e também de várias partes do Brasil e do mundo. Tudo indica que teremos um grande público, a exemplo do número de inscritos que vem aumentando dia a dia, resultado do esforço coletivo dos organizadores, que são acadêmicos e outros profissionais.

E como estes eventos contribuem para a valorização profissional?
O Conimed foi uma forma que a AMP de Beltrão encontrou para valorizar os profissionais de Medicina que estão aproveitando este período para se aperfeiçoarem. Além de ser um evento que contribui significativamente com a formação de muitos acadêmicos, é também uma oportunidade para toda a classe médica. E não apenas isso, o Conimed atinge indiretamente toda a população de uma região inteira, porque fomenta o setor e fortalece a prática de uma medicina ética, de qualidade e moderna. Com certeza, todos nós ganhamos, os médicos, os futuros médicos e toda a população do Sudoeste.

É possível promover uma formação continuada para alunos e profissionais?
Há dois anos, realizamos na região a Jornada Médica Integrada. E as duas edições resultaram em uma grande participação dos acadêmicos de Medicina, tanto da Unioeste como do Unidep, e também de todo o setor envolvido, como empresas prestadoras de serviços e médicos que atuam no Sudoeste. Isso nos mostrou que essa é uma área em forte expansão e que, mesmo com a pandemia, não poderia ser deixada de lado. Foi então que surgiu essa iniciativa de migrar o evento científico para o ambiente virtual totalmente gratuito, com a proposta de incentivar a formação continuada para alunos e profissionais. E o Conimed é isso: um grande encontro de pessoas para ouvir e discutir os avanços científicos e tecnológicos da ciência médica.

De que forma o Conimed contribui para o envolvimento da classe?
As ações da AMP são sempre realizadas com o objetivo de valorizar os profissionais envolvidos na Medicina. E o Conimed é mais uma forma de valorizar a atuação de todas essas pessoas, sejam elas acadêmicas, médicas, associadas ou não. Mobilizamos todos os esforços sempre com vistas à promoção do conhecimento científico, à valorização profissional e ao fortalecimento da Medicina no Sudoeste paranaense. Certamente, a presença de duas instituições de ensino superior em nossa região, a Unioeste e o Unidep, contribui significativamente com a realização de um evento tão rico e oportuno como o Conimed.

E o que mais os médicos e a AMP estão fazendo, além do Conimed?
Há alguns anos, o setor de Medicina tem se fortalecido e crescido em todo o Sudoeste do Paraná. Esse movimento se justifica, é claro, pela presença das universidades e dos cursos de Medicina, mas também por causa da atuação dos profissionais. Muitas vezes, durante a prática diária da Medicina, não é possível perceber o que acontece dentro do setor. É por isso que eventos como o Conimed favorecem essas discussões científicas e a publicação de trabalhos. É ciência pura acontecendo todos os dias e, por ocasião de eventos científicos como o Conimed, tudo isso é evidenciado e difundido entre a comunidade acadêmica médica. Além do mais, a AMP sempre se propõe a trazer maiores soluções para a saúde do município e isso aparece nas ações nos últimos anos, como os eventos sociais realizados, a recente parceria com a Acefb e a inauguração do Sinam, que já está funcionando na região.

E não dá pra esquecer do combate à Covid-19, não é mesmo?
Esse é um ponto extremamente relevante, já que se trata de uma situação que acomete a todos, no mundo inteiro, e conosco não seria diferente. Graças à coragem e à dedicação de médicos e demais profissionais da saúde no enfrentamento da Covid-19 é que temos batalhado diariamente para salvar vidas. É a essas pessoas na linha de frente do combate que agradecemos e dedicamos homenagens e o apoio para que continuem firmes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques