23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Consumo de legumes e verduras previne doenças e proporciona bem-estar físico

Por Loidi Ferst 

O consumo de frutas e verduras é importante durante
todos os meses do ano.Foto de noticias.everaldopaixao.com.br

 

Manter uma alimentação saudável, acompanhada de exercícios físicos, é fator imprescindível para manter a saúde em dia e prevenir doenças. Para ter um bem-estar físico é necessário aprender a preparar pratos nutritivos com alimentos saudáveis e manter bons hábitos alimentares e horários corretos para a alimentação.

- Publicidade -

A ingestão de verduras e legumes possibilita a obtenção de diversos nutrientes que o organismo necessita, pois esses alimentos fornecem vitaminas, sais minerais e fibras. 

De acordo com a nutricionista Natiane Françozi, a metade do prato deve ser composta por verduras, mais quatro colheres de sopa de legumes. “As verduras e legumes podem prevenir algumas doenças oculares, devido à vitamina A, que protege a visão; outro é o ácido fólico, presente nos vegetais verdes escuros, que é responsável pela formação do tubo neural do feto. As evidências científicas mostram ainda que uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras protege contra as doenças pulmonares crônicas e obstrutivas, incluindo a asma e a bronquite”, explica. 

Benefícios 
Alimentação saudável é um hábito que precisa estar presente no dia a dia das famílias, com uma mesa balanceada e pratos coloridos. Natiane Françozi afirma que legumes e verduras têm infinitos benefícios para a saúde. “Uma alimentação saudável consiste no equilíbrio na hora de consumir os alimentos, sendo que nossa alimentação deve conter cereais, vitaminas, fibras, proteínas e gorduras boas (gordura vegetal). Uma boa nutrição fornece ao organismo nutrientes para produzir ou reparar tecidos, manter o sistema imunitário saudável e permite ao corpo executar tarefas diárias com facilidade. Tudo o que comemos tem um impacto muito grande na forma como nos sentimos. Hoje em dia, confiamos na conveniência da comida rápida, ou “fast-food”, que acaba não trazendo para o nosso organismo o que realmente ele precisa, o que pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como colesterol alto, entre outras”.

Faça uma boa higienização 
Lave os vegetais inteiros em água corrente; no caso das verduras, lave folha por folha e, para legumes, use uma escovinha. Em seguida, coloque-os de molho em uma vasilha de vidro ou louça com água e cloro (ou água sanitária), numa porção de uma colher de cloro para um litro de água. Deixe por 15 minutos. 

A nutricionista aconselha ainda “que as verduras e legumes devem ser armazenados na geladeira para sua maior durabilidade. Devem ser armazenados na última gaveta da geladeira, em embalagens separadas e bem fechadas”, orienta. Ela ainda lembra que, ao cozinhar esses alimentos, algumas vitaminas se perdem, como a vitamina C, vitaminas do complexo B e o ácido fólico, “por isso o mais recomendado é que sejam cozidos no vapor para evitar maiores perdas”. 

Alguns alimentos e suas categorias: 
Cereais – arroz, aveia, trigo, cevada, centeio;
Leguminosas – feijões, favas, lentilha, ervilha, grão de bico;
Sementes – nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, amendoim, de abóbora, de melancia, gergelim, linhaça;
Frutas – banana, laranja, mamão, acerola, pitomba, graviola, jaca, jabuticaba, uva, jenipapo;
Tubérculos – batata, inhame, cará, mandioca;
Legumes – abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pimentão, tomate, beterraba;
Verduras – alface, rúcula, escarola, agrião, couve, couve flor, brócolis, alcachofra.

Diferença entre legumes e verduras
Verduras e legumes são plantas ou partes de plantas que servem para o consumo. As partes normalmente consumidas são as folhas, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes.
– Verdura vem de verde, ou seja, planta, folha;
– Legume é um fruto salgado; do grupo das leguminosas: feijão, ervilha, vagem, fava, lentilhas;
– Fruta é um fruto doce (ou cítrico).

Vida saudável aos pequenos

Até por volta dos 2 anos de idade, as crianças não costumam oferecer resistência aos alimentos. Muitas estão habituadas ao consumo de batatas, cenouras e espinafre, mas em forma de sopa ou papinha. Quando é hora de apresentar estes alimentos em sua forma natural, a criança estranha e rejeita. O hábito de consumir frutas, legumes e verduras deve ser estimulado pelos pais, com criatividade e controle do que entra em casa. 

Segundo a nutricionista, os alimentos essenciais para o consumo diário para o organismo “são a abobrinha, beterraba, cenoura, chuchu, vagem, alface, agrião, acelga, rúcula e couve. Vale lembrar que o importante é a variação no preparo diário das refeições, sendo que se devem consumir verduras e legumes todos os dias”, ressalta.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques