Município chegou a 97 casos confirmados ontem.
O município de Coronel Domingos Soares passou de 39 para 97 casos confirmados de Covid-19, de acordo com boletim do Departamento de Saúde divulgado ontem. O fato se deve ao resultado da testagem em massa de funcionários promovida pela Quebec Engenharia, construtora da PCH Foz do Estrela, de onde acredita-se que tenha partido o primeiro caso.
[relacionadas]
No boletim, constam 97 casos confirmados — 87 de residentes no município e dez de fora —, oito em investigação, 33 recuperados e 203 descartados. Na noite de terça-feira, 2, a diretora municipal de Saúde, Sandra Maria da Rosa, em entrevista ao Programa Direto ao Assunto, do Jornal A Folha do Sudoeste, já havia projetado que o número de casos aumentaria conforme os resultados dos testes dos trabalhadores.
Sandra afirmou que, no início da pandemia, a Administração Municipal visitou e se reuniu com empresários para fornecer todas as orientações de prevenção ao coronavírus. “Inclusive, a Vigilância Sanitária solicito um plano de contingência para todas, caso acontecesse o que está acontecendo agora, que é esse surto.”
A diretora contou que o primeiro caso foi de um homem que trabalhava no município, mas reside em Capitão Leônidas Marques. Após a confirmação, o Departamento contatou imediatamente a empresa. “Já começamos as ações necessárias pra tentar conter o máximo possível. Como sabíamos de qual empresa ele fazia parte, já os colocamos a par da situação e montamos um plano de ação porque sabíamos que, automaticamente, ia se multiplicar os casos. A empresa se mostrou sempre muito colaborativa e transparente e tomou a decisão de fazer a testagem em massa dos colaboradores.”
