Saúde

DINO e JdeB – Uma pesquisa realizada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) trouxe à tona uma preocupação: mais de 60% da população brasileira não tem como parte da rotina o uso do filtro solar, expondo a pele ao sol sem nenhum tipo de proteção.
O ato pode submeter a pele a diferentes riscos que se desdobram em problemas de pele que podem ser sérios. Por esse motivo, o alerta: além da inclusão do hábito no dia a dia, é preciso o cuidado a cada três horas, efetivando e garantindo a sua proteção.
Ainda assim, outros cuidados complementares são essenciais e muito bem-vindos para uma pele saudável. “Precisamos nos atentar aos detalhes e fazer o possível, seja em casos de pele totalmente saudável, como prevenção, ou em casos de doenças crônicas, como é o caso de portadores da psoríase”, comenta a farmacêutica Janaina Souza. Ela cita ações simples para começar esse cuidado o quanto antes.
Alimentação equilibrada
Fonte de vitamina C e colágeno, os alimentos cítricos são ótimos amigos para a pele. Frutas como a laranja, mexerica, limão e abacaxi são uma ótima pedida. Além disso, outros alimentos fontes de colágeno são folhas escuras, ovos, leguminosas e gelatina.
Como complemento, Janaina recomenda a ingestão de fibras. “As fibras melhoram o aspecto da pele, mas também ajudam na absorção do colágeno que será consumido. Incluir aveia, linhaça e arroz na alimentação pode fechar com chave de ouro.”
Água
A ingestão de água apoia o funcionamento do corpo de modo geral, mas também tem efeito decisivo na saúde da pele. O líquido melhora o aspecto e a luminosidade, além de dar mais tônus.
Cosméticos
Entender qual é o próprio tipo de pele pode ajudar no direcionamento dos cuidados, assim como a visita a um dermatologista. Nesse caso, cada um terá suas particularidades, mas o que se sabe é que séruns com vitamina C são ótimos para prevenção e eliminação de manchas, sem restrições. Para aqueles que possuem alguma condição crônica, como a psoríase, a recomendação é a hidratação e cuidado especial.