6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Diabetes afeta a saúde dos olhos de modo irreversível

Oftalmologista Duarte Júnior fala sobre duas doenças decorrentes da baixa produção de insulina pelo pâncreas; órgão responsável por este hormônio no corpo humano.

 

 

Duarte Júnior: orientação às pessoas.

A diabetes é uma doença crônica que afeta a ação da insulina, hormônio produzido no pâncreas, causando descompensação da glicose, entre outras funções. São várias as complicações que esta doença pode causar em diversos órgãos e tecidos. Uma das mais comuns é a retinopatia diabética, comprometendo a retina do olho e podendo causar cegueira bilateral, ou seja, de ambos os olhos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, 40% dos diabéticos sofrem de alguma alteração oftalmológica. Na retinopatia decorrente do diabetes, as alterações da retina incluem malformações vasculares como os microaneurismas, exsudatos, edema e hemorragias. “A retinopatia diabética evolui independentemente de a glicemia estar baixa ou não. Ou seja, o paciente que desenvolve a doença e espera que melhore baixando a glicemia, não funciona desta maneira.  Controlando a glicemia, o paciente pode evitar a piora da doença na retina”, afirmou o oftalmologista Duarte Júnior em entrevista à Rádio Educadora.
O médico explicou que, com a diabetes, os vasos da retina se enfraquecem e se rompem, criando aneurismas e áreas hemorrágicas no olho. “Essas áreas hemorrágicas são áreas de cegueira”, esclareceu o profissional de saúde, que acrescentou que não existe cura definitiva para esta doença, apenas tratamentos paliativos. A prevenção que se tem para retinopatia diabética, portanto, é a prevenção do próprio diabetes.
“A prevenção da diabetes seria a melhor forma de evitar a retinopatia diabética. Então, isso todo mundo já sabe porque hoje a mídia bate muito nisso. O açúcar é o inimigo principal do homem, e está presente nos chocolates, nos sorvetes, nas massas. Eu aconselho a pessoa a ter habitos saudáveis de vida, se alimentar mais de alimentos naturais e vegetais do que de alimentos enlatados, industrializados, à base de açúcar e gordura. Esse é o primeiro conselho, o segundo, se puder praticar esporte, tente fazer algum exercício diário”, receitou Duarte Junior.
Também muito frequente nos diabéticos, o glaucoma, doença crônica causada pelo aumento da pressão intraocular que danifica o nervo óptico, afeta entre 1,5% a 2% da população acima dos 30 anos, constituindo-se hoje como a primeira causa de cegueira irreversível no mundo – a catarata tem número de casos maior, porém é reversível. 
O ideal, recomenda o médico, é que as pessoas com mais de 30 anos, principalmente os diabéticos, verifiquem a pressão dos olhos anualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques