O secretário de Saúde e profissionais da área foram à casa da mulher para aplicação
da dose.

Dona Libercina Marques de Oliveira Poyer, de 102 anos, foi a primeira idosa de Salto do Lontra a ser vacinada contra a Covid-19. A vacina foi aplicada no início da tarde de ontem, em sua residência, no Bairro Santa Maria, pela técnica de enfermagem Maria Elena Fiorentin.
O secretário de Saúde, Valdecir Baldessar, acompanhou a vacinação e destacou este momento histórico. “Um dia marcante em que estamos iniciando a vacinação nos idosos acima de 90 anos. Para este público alvo estaremos aplicando as doses à domicílio”, comentou.
Conforme Valdecir, de acordo com um levantamento prévio, “temos em torno de 65 a 70 idosos nesta faixa etária, mas pedimos aos munícipes que têm familiares de 90 anos acima que entrem em contato conosco para que se, eventualmente, tiver algum idoso que não esteja em nossos cadastros também possa ser imunizado”.
Também estiveram na residência de dona Libercina a técnica de enfermagem Zenir de Oliveira Baldessar, e duas filhas de dona Libercina, Vilma Poyer Dalabarba e Antônia Poyer.
70 doses
A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra recebeu, segunda-feira, 8, 70 doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para serem aplicadas em idosos de 90 anos ou mais.
Até o momento Salto do Lontra recebeu 205 doses de vacinas contra a Covid-19. São 145 da Coronavac produzidas pelo laboratório chinês Sinovac cujo esquema de vacinação é de duas doses com intervalo de 14 a 28 dias entre elas.
E mais 60 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford, em parceria com o Laboratório AstraZeneca, que também deve ser em duas doses, porém, com intervalo de 120 dias.
As primeiras doses que chegaram ao município foram aplicadas em profissionais da área da Saúde, conforme cronograma da Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.
[relacionadas]
