9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Em Beltrão, Amsop e ARSS discutem compra de vacinas contra a Covid-19

Saúde

Os prefeitos Cleber Fontana, vice-presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop); e Ricardo Ortiña, presidente da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), entidade mantenedora do CRE; Helton Pfeiffer, diretor-geral do CRE; a diretora do Hospital Regional, Cintia Ramos; e a chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, reuniram-se sexta-feira, 5, em Francisco Beltrão, para discutir diversos assuntos, entre eles a compra de vacinas contra a Covid-19.

A ideia é que a ARSS, por ser um consórcio intermunicipal de saúde, pudesse comprar as doses e distribuí-las para as prefeituras da região Sudoeste. A comissão de saúde vem discutindo a perspectiva de compra de vacina contra a Covid-19 para a imunização dos moradores dos 42 municípios da região. A informação recebida pelos prefeitos é que, legalmente, a compra de imunizantes pode ocorrer.

[relacionadas]

- Publicidade -

Mas, por questões de logística, a compra deveria ser feita pelo Consórcio Paraná de Saúde, de Curitiba. Porém, não há doses disponíveis no mercado. Todas as vacinas produzidas são encaminhadas ao Ministério da Saúde, que fica responsável pela distribuição aos estados e municípios. “Por enquanto, toda vacina produzida o Ministério da Saúde chama pra ele”, disse Helton Pfeiffer, diretor-geral do Centro Regional de Especialidades (CRE). 

Esclarecimento
A Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão divulgou ontem uma nota explicando por que não aderiu ao consórcio criado pela Frente Nacional de Prefeitos para compra de vacinas. Confira na íntegra:

“Sobre a decisão do município de Francisco Beltrão não ter aderido ao consórcio criado pela Frente Nacional de Prefeitos para pleitear a compra direta da vacina contra a Covid-19, a administração municipal esclarece que em dezembro do ano passado a Prefeitura já fez o protocolo de compra direta da vacina junto ao Instituto Butantan, em São Paulo. O município de Francisco Beltrão também faz parte de outros dois consórcios que são mais antigos e têm o mesmo objetivo. Um deles é o da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) do qual Francisco Beltrão é a cidade polo. Este consórcio é composto por 27 municípios. Também pertence ao Consórcio Paraná Saúde. Com isso, o município está devidamente credenciado, preparado e com recursos para a aquisição da vacina. Também lembra que todas as vacinas produzidas aqui ou importadas, obrigatoriamente, são entregues ao Ministério da Saúde. Por fim, tranquiliza a população e garante que se a possibilidade de compra direta existir, certamente será feita pela Prefeitura”.


Região
Na região Sudoeste, dez prefeitos assinaram a lista da FNP, chamada de “Conectar” (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) — 1.703 municípios brasileiros aderiram à proposta. Relação dos municípios que assinaram: Palmas, Ampere, Capanema, Nova Prata do Iguaçu, São Jorge D’Oeste, Coronel Domingos Soares, Saudade do Iguaçu, Pranchita, Flor da Serra do Sul e Bela Vista da Caroba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques