Saúde

O aparelho de radioterapia do Ceonc, que agora está sendo usado pelos profissionais de saúde.
Foto: Assessoria de Imprensa
Depois de longos 12 anos de espera, no começo de novembro de 2019 o Hospital do Câncer de Francisco Beltrão passou a utilizar o seu aparelho de radioterapia para sessões em pacientes com câncer que residem nos municípios da região de Francisco Beltrão. Aos poucos haverá um aumento da demanda já que atualmente a maioria dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam fazer radioterapia são atendidos no Hospital do Câncer do Ceonc de Cascavel.
Até então, o Hospital do Câncer de Francisco Beltrão só podia fazer as sessões de quimioterapia. Mas a instituição de saúde tem toda a infraestrutura para atendimento de pacientes oncológicos: leitos para internamento, leitos de UTI, sala de cirurgia, ambulatório para atendimento médico e outros serviços complementares.
Nesta semana, em Curitiba, num contato informal com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o prefeito Cleber Fontana (PSDB), disse que o número de pacientes que estão fazendo as sessões aumentou de um mês para outro. Quinta-feira, 12, em entrevista à Rádio Onda Sul FM, o prefeito falou que o serviço de radioterapia está consolidado.
O equipamento de radioterapia ficou cerca de 12 anos ligado, mas não tinha autorização dos órgãos governamentais para ser utilizado em pacientes de câncer que precisam fazer sessões de radioterapia para conseguir a cura da doença.