19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Em Dois Vizinhos, aplicação de terceiras doses começa hoje

Num primeiro momento, vacinação contra o coronavírus com terceira dose abrange idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos

As vacinas serão aplicadas em todos os postos de saúde.

Hoje, a Secretaria de Municipal de Saúde de Dois Vizinhos vai iniciar a vacinação de terceira dose contra o coronavírus. As doses serão aplicadas nas unidades de Saúde (Nossa Senhora de Lourdes, Centro Sul, Santa Luzia, Sagrada Família, Meredick, Posto Norte – Clínica da Mulher, Bairro da Luz e Jardim da Colina), das 9h às 11h, sempre nas terças e quintas-feiras.

“Vamos atender a população idosa de forma escalonada, por ordem decrescente de idade e também pacientes imunossuprimidos. Inicialmente, recebemos 288 doses de reforço que serão destinadas para idosos acima de 80 anos que tenham feito a aplicação da dose-2 há seis meses e também pacientes com imunossupressão, 28 dias após a aplicação da dose 2.

Esses pacientes já apresentaram o comprovante para fazer a primeira dose, seja uma receita, prescrição médica ou a solicitação da farmácia municipal que tem o histórico dos imunossuprimidos, então, esses devem apresentar a documentação comprobatória novamente para tomar o reforço”, explicou Grasieli Pedrussi, coordenadora da vigilância epidemiológica.

- Publicidade -

Ela lembra que a vacinação vai acontecer sempre quando o município receber doses. “Não serão todas as terças e quintas-feiras que teremos vacina. Vamos anunciar porque dependemos de receber as doses, assim como acontecia com as primeiras doses. Foram recebidas 288 doses nessa primeira remessa, com a aplicação iniciando hoje, das 9h às 11h e, se alguém tiver dúvida pode ligar na unidade de Saúde mais próxima da sua residência para obter maiores informações.”


Público em geral

Quem tem mais de 18 anos e ainda não recebeu a primeira dose, pode se vacinar. Grasieli Pedrussi informa, no entanto, que todas as doses destinadas ao município já foram recebidas. “A Secretaria de Saúde informa que recebeu o quantitativo total de doses para a aplicação na população maior de 18 anos e, como houve doses remanescentes, a gente está disponibilizando para aqueles que, por algum motivo, ainda não tomaram a primeira dose da vacina e tenham mais de 18 anos. Procurem o ESF Centro Norte, antiga Clínica da Mulher, das 8h às 9h, nas terças e na quintas-feiras pra vacinar. Por que especificamente nesses dias e horários? Porque nesse mesmo dia nós temos a aplicação da dose 2, das 9h às 11h, e podemos otimizar as doses que vão sobrar no frasco. Não deixem de se vacinar, enquanto houver doses vamos disponibilizar no ESF Centro Norte.”
[relacionadas]

 

Quem são os pacientes imunossuprimidos?
Pacientes com imunodeficiência primária grave, que são defeitos genéticos em algum setor do sistema imunológico e que predispõem a uma maior chance de desenvolver infecções comuns de forma recorrente, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras, infecções graves ou por microorganismos incomuns.

Pacientes submetidos à quimioterapia para câncer.

Pacientes transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de medicamento específico.

Pacientes portadores de HIV/Aids.

Pacientes em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

Pacientes em uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).

Pacientes em hemodiálise.

Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Todos deverão apresentar, no ato da vacinação, documentação comprobatória da prescrição médica sobre isto, receitas que contenham imunossupressores ou comprovante da Farmácia Municipal de Saúde, o qual já foi fornecido para a primeira dose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques