8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Em livro, médico diz que flúor traz mais malefícios que benefícios; colesterol é amigo do coração, sim

Médico lança livro com as dez mentiras contadas nos consultórios e que podem levar as pessoas à morte.

“Uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade.” Foi com essa afirmação que o ministro de Propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, resumiu o resultado – ao longo do tempo – da divulgação de notícias ilegítimas. E esse é o ponto de partida do livro “10 mentiras que o seu médico conta que podem matá-lo”: Os mitos divulgados por anos pela Medicina, impulsionados pelos interesses da indústria, especialmente a alimentícia, farmacêutica e de mineração, levaram milhares de pacientes a acreditarem em informações que, além de serem mentirosas, podem matar.

O livro, de autoria do médico e professor da Universidade Estadual do Maranhão e pós-graduado em Dermatologia e Medicina do Trabalho, Magno Magalhães, faz um alerta sobre alimentos e produtos que são consumidos e utilizados pelas pessoas – com aval e respaldo médico. “O objetivo é estimular a reflexão de todos sobre os hábitos em relação ao consumo dessas substâncias e como mudanças simples no dia a dia podem trazer benefícios importantes à saúde”, explica.

Magno questiona a verdadeira função de alimentos como soja, leite e margarina, que são vistos pelas pessoas como inofensivos à saúde e que fazem parte do cardápio brasileiro. Explicando a composição de cada um e como agem no organismo, Magno Magalhães traz revelações que podem transformar a imagem dessas substâncias, impactando no questionamento de seu consumo, já que todos possuem matérias capazes de causar o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

- Publicidade -

O médico, inclusive, mexe no café da manhã típico do brasileiro, formado basicamente, por pão, margarina e leite. “Eu costumo dizer que a margarina está mais para uma versão pastosa de plástico do que para um alimento. Já o leite é o reflexo da mentira que ouvimos durante anos: ele não fortalece os ossos, tampouco evita osteoporose. Por fim, o glúten do pão nada mais é que uma proteína que mata em silêncio”, polemiza o autor.

Más notícias para o flúor
Agora, para aqueles que acreditam que o flúor é o grande salvador da pátria, más notícias. O mineral é abordado pelo autor como um grande risco à saúde, mas que a indústria farmacêutica esconde essa informação para que ele possa ser usado na composição de medicamentos, principalmente em antidepressivos.

O colesterol também ganha espaço na obra. Segundo o médico Magno Magalhães, a substância é essencial ao organismo, porém, é tratada com injustiça pelos profissionais da saúde. Em contrapartida, a homocisteína, um aminoácido, é apresentada como um inimigo silencioso, já que o baixo consumo de ácido fólico e vitaminas B6 e B12 sobem os níveis dessa substância, provocando infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A obra, que tem como objetivo disseminar conhecimento e levantar discussões diante das informações apresentadas, também tem o intuito de alertar os profissionais da saúde e os que iniciarão seus estudos para que tenham cuidado com as pesquisas estudadas, analisando minuciosamente sua veracidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques