Saúde
A lista de espera por um leito de UTI na Macrorregião Oeste do Paraná aumentou 657% nos últimos quatro meses, segundo dados da Coordenação de Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde analisados pelo JdeB. De acordo com os índices, comparados mês a mês, a fila por leitos começou em dezembro, quando 28 pessoas aguardavam internação. Até o dia 22 de março, último dia analisado pela reportagem, o número era de 212.
[relacionadas]
Os dados disponibilizados no Portal da Transparência começaram em agosto do ano passado. A reportagem analisou o dia 22 de cada mês e identificou a taxa de ocupação e a fila de espera nestes dias. De agosto a novembro, não havia pessoas aguardando leito. Na época, a taxa de ocupação estava em 60%. Em dezembro, ela já era de 86%, período em que 28 pessoas aguardavam na fila de espera.
Em janeiro, a fila caiu para 15 pessoas, junto com a taxa de ocupação, que ficou em 75%. Já em fevereiro, 97% dos leitos já estavam ocupados e 76 pessoas aguardavam liberação de vaga. Na segunda-feira, dia 22 de março, a lista atingiu 212 pessoas, com uma taxa de ocupação de 94%.
Os números altos revelam que nem a ampliação dos leitos nos últimos meses foi capaz de suprir a demanda por vagas, que extrapolou diante da ascensão de casos graves registrados na região.