Nesta quinta-feira, foram 347 exames, sendo 32 positivos.

A testagem em massa iniciou na manhã de ontem e teve filas durante todo o dia. Os testes rápidos são feitos gratuitamente em pessoas com idade entre 18 e 59 anos, suspeitas ou não.
Esta é a faixa etária que concentra o maior número de casos de Covid em Francisco Beltrão. Samantha Marcelino, 45 anos, teve contato com uma colega de trabalho positivada, por isso optou por fazer o teste rápido de Covid, na tenda montada pela Prefeitura de Francisco Beltrão, no Calçadão.
“Achei interessante, porque tem muitas pessoas assintomáticas, como uma colega minha, e é uma precaução. Isso vai ajudar a população, porque muitas vezes as pessoas esperam ter sintomas para fazer exame e assim, se precisar, já ficam em isolamento e tratam o quanto antes”, comentou Samantha, enquanto aguardava o resultado.
A coleta dos exames acontece das 9 às 17h, de segunda a sexta-feira, e nos sábados, 8h30 às 11h30, por tempo indeterminado. São aplicados testes de antígenos, que buscam identificar traços do coronavírus na secreção. O resultado sai em 15 minutos e permite detectar a Covid até mesmo no primeiro dia de infecção, dependendo da carga viral do paciente. Casos positivos assintomáticos são encaminhados para isolamento domiciliar e quem tiver sintoma será direcionado à UPA ou unidade de saúde, para realizar consulta e acessar medicamentos, se necessário.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão, o balanço do primeiro dia da testagem em massa da população beltronense para detectar a Covid-19 é o seguinte: total de 347, sendo positivos 32, negativos 315 e assintomáticos 5 pacientes.
[relacionadas]