6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

“Foi no Hospital Pequeno Príncipe que me senti tocada e perdi o primeiro paciente”

A declaração é da fisioterapeuta Tania Luiza Meurer, que estagiou no hospital na década de 90.

A fisioterapeuta Tania Luiza Meurer fez seu estágio da PUC no Pequeno Príncipe,

enquanto fazia faculdade, em 1995.

Por Leandra Francischett e assessoria
O JdeB está ouvindo várias pessoas de Beltrão e região que fazem parte dos 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, seja como pacientes, parentes ou funcionários. É o caso da fisioterapeuta Tania Luiza Meurer, que fez seu estágio da PUC no Pequeno Príncipe, enquanto fazia faculdade, em 1995.

- Publicidade -

“Foi lá que me senti tocada e perdi o primeiro paciente. Uma menina de 6 anos chamada Lídia, que estava internada por toda sua vida. Tinha uma doença, atresia de esôfago. Eu me dediquei, fiz estudo de caso, apresentação acadêmica e numa manhã cheguei para fazer sua terapia diária, a fisioterapia pulmonar, e o seu leito estava vazio, com os lençóis arrumados”, lembra Tania.

E acrescenta: “Perguntei para equipe de enfermagem e me disseram que ela tinha ido a óbito na noite anterior. A Lídia esteve tão bem como nunca nos seus últimos dias e eu realmente estava esperançosa pela sua melhora, inclusive ia conhecer a sua família. Essa foi minha história, que me marcou no meu estágio no Pequeno Príncipe”.

Hospital de ensino desde os anos 30
Berço da Pediatria paranaense, é hospital de ensino desde a década de 1930 e forma especialistas em diferentes áreas de atuação desde 1972, quando oficialmente passou a oferecer residência. Mais de dois mil médicos pediatras, anestesistas, ortopedistas, cardiologistas, cancerologistas e cirurgiões pediátricos de todo o País já complementaram sua formação e especialização em estágios e residências médicas no Hospital Pequeno Príncipe.

Sua dedicação à formação em saúde levou à criação, em 2003, da Faculdades Pequeno Príncipe, que oferece os cursos de Medicina, Biomedicina, Psicologia, Enfermagem e Farmácia. Além de cursos de especialização e programas de mestrado e doutorado, a unidade educacional, em parceria com o Hospital, passou a oferecer também residência em Enfermagem e multiprofissional (que contempla Psicologia, Farmácia e Biomedicina).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques