24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Francisco Beltrão agora conta com serviço de radioterapia

Inicialmente pelo menos 70% da demanda será atendida no município.

Médica Paula Soares, prefeito Cleber Fontana e o médico Janoário de Souza na sala de radioterapia do Hospital do Câncer de Francisco Beltrão.

 O dia 6 de novembro de 2019 se tornou histórico para Francisco Beltrão. Nesta data o município conquistou o serviço de radioterapia oferecido pelo Hospital do Câncer (Ceonc). Na manhã de ontem, 6, foram atendidos os primeiros pacientes de Beltrão e de outros municípios da região.

“Há mais de dez anos a nossa população estava esperando. Felizmente o serviço está começando. É uma conquista na área de saúde para toda a nossa região”, comemorou o prefeito Cleber Fontana, que esteve no hospital para conversar com a equipe de profissionais e com os primeiros pacientes.

Cleber aproveitou para agradecer o apoio recebido da direção do hospital, dos prefeitos da região, da Secretaria Estadual de Saúde, do deputado Traiano e outras pessoas que se empenharam em torno do projeto. “Desde o início de nossa administração estamos trabalhando para viabilizar o serviço e felizmente se tornou realidade”, destaca Cleber.

- Publicidade -

O diretor clínico do Ceonc, oncologista Janoário Oliveira de Souza, informou que inicialmente pelo menos 70% da demanda será atendida em Beltrão, mais investimentos serão realizados para que a totalidade da demanda possa ser suprida no município.

São pessoas que precisam se deslocar para Cascavel e até outros centros que passam a contar com o tratamento perto de onde moram. Os trabalhos serão coordenados por quatro médicos radioterapeutas. O procedimento com o acelerador linear será feito de segunda a sexta-feira, pela manhã. Cerca de 250 pacientes serão atendidos mensalmente nesta etapa inicial.

Implantação gradual
A enfermeira Cinthya Alba Rech, gerente de serviços de saúde do Ceonc de Francisco Beltrão, disse que a radioterapia está sendo implantada aos poucos. Por enquanto dois pacientes estão fazendo tratamento no município. A equipe é formada por quatro médicos radioterapeutas, um físico médico e dois técnicos em radioterapia. Ela informa que os pacientes que já iniciaram o tratamento em Cascavel vão continuar lá. Em Francisco Beltrão apenas serão atendidos casos novos. “É feito todo um planejamento para direcionar o raio no local exato, é preciso ter todo um cuidado com dosagem e localização, é um tratamento mais demorado e específico do que a quimioterapia.”
O Ceonc tem 15 pacientes pré-agendados para receber aplicações de radioterapia. Estão sendo atendidos os cânceres de mama, cabeça e tronco e colo de útero. A previsão é que os demais tipos sejam contemplados até março do ano que vem e, alguns tipos de cânceres muito complexos, continuarão tendo tratamento por radioterapia somente em Cascavel. O equipamento estava comprado desde 2007.

Todo tratamento para câncer no Ceonc
O médico oncologista Daniel Rech disse que neste primeiro momento o serviço será feito através do SUS (Sistema Único de Saúde); na sequência também deverão ser contemplados também planos de saúde privados. De acordo com ele, é importante ter apoio das prefeituras da região e da população para viabilizar o serviço, pois o custo para mantê-lo é alto. O objetivo é ter todo o tratamento para câncer em Francisco Beltrão de uma maneira sustentável para o Ceonc, para que os investimentos possam ser retomados.

Quanto mais perto, melhor
O empresário Nildo Zancan, que está em tratamento de câncer de próstata, conta que fez mais de 40 viagens a Pato Branco para tratar com radioterapia porque não havia o serviço em Francisco Beltrão. “A gente sempre procura o lugar mais perto. É bom saber que tem aqui, que agora pode indicar pra muita gente que precisa.”

 

O que é radioterapia?
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

O Hospital do Câncer/Ceonc, localizado no Bairro Alvorada, agora vai poder tratar pacientes que precisam fazer sessões de radioterapia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques