Devido à queda nas temperaturas no outono-inverno há uma redução no comparecimento de pessoas para as doações.

AEN/JdeB – O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça a urgência para a doação de sangue no Estado, em especial dos tipos O-, O+ e A-. O pedido acontece, sobretudo, com a aproximação do inverno e a tendência de aumento do frio, período onde normalmente nota-se uma queda na quantidade de doadores de sangue.
“É muito comum observar uma diminuição do estoque de sangue em períodos de temperatura mais baixa. Além de um comportamento mais caseiro por parte das pessoas, condições como resfriado e gripe também estão mais presentes, o que cria um quadro desfavorável para a doação. Por isso, reforçar a importância e estimular o desejo em doar é fundamental. Não há substituto para o sangue e este ato de solidariedade é indispensável para salvar vidas”, comentou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.
Na região
O chefe do Hemonúcleo Regional de Francisco Beltrão, Fábio Ebert, diz que por aqui não há desabastecimento de sangue. Mas ele ressalta que o Hemonúcleo vem trabalhando dentro do limite em termos de estoque. “O nosso estoque dá pra quatro a cinco dias”, relata Fabio.
Por isso, o órgão público sempre vem reforçando que as pessoas devem fazer doação de sangue o ano todo. Para doar, as pessoas devem primeiro fazer o agendamento pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao ou pelo telefone 3211-3650.
Fabio salienta que tão importante quanto a doação de sangue é telefonar ao Hemonúcleo em caso de não poder ir no dia agendado.