Outros eventos devem ser promovidos nos municípios para treinar os ACS.
O Hemonúcleo Regional de Francisco Beltrão (HRFB) e a Secretaria Municipal de Saúde de Dois Vizinhos realizaram a ação “ACS’ Multiplicadores na doação de sangue” integrando a programação do Junho Vermelho de Dois Vizinhos e do projeto de capacitação dos agentes Comunitários de Saúde da Rede Hemepar da Secretaria de Estado de Saúde.
A proposta visa capacitar os agentes comunitários de Saúde (ACS) dos municípios para que sensibilizem e incentivem as pessoas a se tornarem doadoras de sangue, prestando orientações e desmistificando a doação de sangue, principalmente na população com idade entre 18 e 29 anos.
Os ACS estão todos os dias nas residências das pessoas e podem prestar um apoio fundamental lembrando os doadores que está novamente na hora de doar sangue. A maioria das pessoas é muito solidária, mas se esquece do tempo quando pode voltar a doar sangue. O ACS pode ajudar muito nesta atividade bem como buscar novos doadores de sangue.
Em vários municípios da região os ACS já realizam esta atividade, inclusive são os que coordenam a captação de doadores de sangue no município.
Na região são realizadas em média de 700 a 850 transfusões/mês, sendo necessário igual número de doadores de sangue. Alguns hemocomponentes possuem prazo de validade muito curto, como é o caso das plaquetas com apenas 5 dias, e por isso o Hemonúcleo precisa de doadores todos os dias. Por isso a importância de manter um bom número de doadores fidelizados, os que doam duas a três vezes por ano.
Hoje será a vez de Nova Esperança do Sudoeste promver a comemoração do Junho Vermelho. Mas a direção do Hemonúcleo diz que pretende realizar evento regional para formar multiplicadores e agendar coletas até o final do ano em outros municípios.
Como fazer para doar
Para se tornar um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação; não estar gripado, com febre ou diarreia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não estar grávida ou em período de amamentação; estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto.
O Hemonúcleo de Francisco Beltrão funciona da 8 às 11:30 e das 13:30 às 16:30, de segunda a sexta-feira. Agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone 46 3524.2434 ou através do captador do respectivo município.