Órgãos de Francisco Beltrão e Pato Branco estão atendendo em horário normal.
O Hemonúcleo de Francisco Beltrão é um dos serviços essenciais de saúde que não vão suspender suas atividades no período de alerta para o coronavírus. As medidas preventivas, que já fazem parte dos protocolos para doação de sangue, foram intensificadas e o atendimento para coleta, processamento e fornecimento de hemocomponentes continua normal.
“É preciso frisar que o doador voluntário de sangue precisa estar com seu estado de saúde pleno. A coleta de sangue não pode parar, os doadores das cidades vizinhas continuam, os captadores dos municípios realizam uma pré-triagem e, caso o doador apresente qualquer sintoma gripal (febre, tosse, coriza, mialgia), não é encaminhado para doação”, afirma Fábio Ebert, chefe do Hemonúcleo de Francisco Beltrão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Um dos motivos para a coleta não parar, por exemplo, é o fornecimento de hemocomponentes para pacientes de hemodiálise, que seguem com seus tratamentos, e vítimas de acidentes de trânsito, que também geram demanda. Segundo Fábio, os estoques do Hemonúcleo beltronense estão razoáveis. “Quando está abaixo da média, nosso Serviço Social convoca doadores fidelizados, via telefone.”
Pato Branco
No Hemonúcleo de Pato Branco, o atendimento também continua normalmente, das 8 às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta. “Nós disponibilizamos mais pontos de álcool em gel, mantemos pelo menos um metro de distância no ambiente de doação”, comenta a coordenadora Silvia Acosta.
O estoque do município vizinho está baixo para o sangue O- e, de acordo com Silvia, o número de doadores diminuiu após o carnaval. O Hemonúcleo de Pato Branco recebe muitos doadores de outros municípios, inclusive de Santa Catarina, que agora está com várias restrições. “Vamos precisar da contribuição dos doadores, os serviços de saúde não vão parar”, completa a coordenadora.
-cmyk.jpg)
Fábio Ebert: “O doador voluntário de sangue precisa estar com seu estado de saúde pleno”.
Foto: Aline Leonardo/JdeB
Medidas de prevenção
O chefe do Hemonúcleo de Francisco Beltrão, Fábio Ebert, elencou os cuidados que estão sendo tomados para prevenção ao coronavírus. “Etiqueta respiratória: cobrir a boca e nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar, descartando-o de imediato; caso não disponha de lenço descartável, tossir ou espirrar no antebraço e não nas mãos, que são importantes veículos de contaminação. Higienização das mãos com frequência (servidores e doadores). Evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Orientamos a manutenção do distanciamento social na recepção sem perder a capacidade da relação humana para tal.
Disponibilização de álcool em gel em todos os setores do Hemonúcleo. Aumento da frequência de limpeza, especialmente em banheiros e maçanetas. Trabalho prestado remotamente por servidores acima de 60 anos, gestantes e lactantes ou que apresentem sintomas do Covid-19, conforme Decreto Governamental nº 4.230 de 16/3/2020.”