Denúncia circulou nas redes sociais e secretário de Saúde, Edson Spiassi, destacou, em entrevista para a Rádio Educadora AM, que ele já está sendo identificado.
Na tarde de terça-feira, 25, uma denúncia foi feita em redes sociais que mostra o desrespeito à quarentena em Dois Vizinhos. Uma foto mostra um homem sentado em uma motocicleta que está estacionada. Ele está sem máscara e fala ao telefone. Uma pessoa que ouviu a conversa relatou que o homem estava falando com a equipe de monitoramento da Secretaria de Saúde que pedia para ele ficar em casa porque o exame havia dado positivo. O homem respondeu para a equipe que estava em sua casa, usando máscara e tomando todos os cuidados para proteger seus filhos e esposa.
[relacionadas]
Em entrevista ao Programa Sete e Meia, na manhã de quarta-feira, 26, o secretário de saúde Edson Spiassi confirmou a denúncia e disse que a equipe já está identificando o homem. “Estamos quase identificando essa pessoa que positivou para o coronavírus e estava na rua dizendo para a equipe do monitoramento que estava em casa. Qual a responsabilidade dessa pessoa com o seu semelhante?”, indagou.
A diretora do departamento de vigilância em saúde, Adriana Azevedo, explica que as pessoas em quarentena assinam um documento se comprometendo a ficar isoladas. “Quando uma pessoa é avaliada pelo médico e afastada do seu trabalho, ela assina um termo de responsabilidade dizendo que vai ficar em isolamento, mantendo distância dos demais para evitar a disseminação do coronavírus. Temos uma equipe grande monitorando essas pessoas e nem sempre conseguimos esse contato, pois muitos não atendem o telefone. Outro problema é o não cumprimento desse termo de responsabilidade. As pessoas continuam na ativa. Para controlar essas pessoas somente com a polícia. Chegamos a esse ponto!”.