14.3 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Hospital Regional: Há dez anos referência em saúde no Paraná

Saúde

A saúde pública do Paraná ganhou um marco em fevereiro de 2010, quando foi inaugurado o Hospital Regional do Sudoeste, na região de Água Branca, em Francisco Beltrão. Longas viagens não seriam mais necessárias e especialidades que só eram encontradas em Cascavel ou Curitiba passaram a estar mais perto da população, transformando Francisco Beltrão em um polo de saúde.

Na retaguarda dos atendimentos, o HRS, um hospital de base, revela em seus números a ascensão de um sonho nascido na década de 1980 e que hoje é a terceira maior empresa de Beltrão. De 2010 a 2019, de acordo com dados disponibilizados pelo HRS, só em partos realizados o crescimento foi de 766%, passando de 145 para 1.256. Acompanharam esse crescimento as cirurgias, que aumentaram em 511%, as consultas, 322%, e as internações, 517%. Além disso, a diretora do HRS, economista Cintia Jaqueline Ramos, cita os mutirões de cirurgia, que permitiram celeridade na fila de espera, atendimento à gestação de risco (responsável por 24% do volume dos procedimentos) e atendimento a traumato ortopedia (47% do volume cirúrgico) como atividades de referência. “Esses são nossos pilares”, destaca Cintia, “que permitiram a mortalidade materno-infantil chegar a zero e a mortalidade infantil ficar abaixo dos índices do Paraná, com números aceitáveis, de primeiro mundo. E isso, há seis anos, era o inverso: éramos uma das regiões de saúde com o pior índice de mortalidade infantil”. Em 2018, o hospital também assumiu a responsabilidade por toda a traumato ortopedida da 8ª Regional de Saúde do Paraná.

Ampliação
Os planos agora são voltados para melhoria dos atendimentos em duas áreas: na ampliação predial, com o centro de hemodinâmica (uma área estudada para mais de 1,3 metro quadrado) e a efetivação do banco de leite.

- Publicidade -

Presidente da Fundação Estatal de Atenção da Saúde do Paraná (Funeas), Marcello Augusto Machado disse que a licitação para o banco de leite já está em andamento pela Secretaria da Saúde do Paraná. Reforço ganhado na interiorização da gestão estadual, durante a Expobel, quando o governo reforçou que irá começar a obra de ampliação do Hospital Regional de Francisco Beltrão. O investimento é estimado em R$ 7 milhões e será fruto da sobra de caixa da Assembleia Legislativa, que será devolvida ao Estado.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques