
JdeB – Na semana passada, o JdeB divulgou o encaminhamento em torno da proposta de implantação de leitos de UTI pediátrica no Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão. Na oportunidade, também foi solicitada a opinião do secretário de Saúde de Enéas Marques e presidente do Cresems (Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde), Leandro Legramanti, sobre os benefícios que a ampliação do atendimento traria para a saúde pública da região. Como o retorno veio após o fechamento da edição, o posicionamento está sendo publicado hoje.
Leandro classificou a proposta como “humanização do atendimento à família” e destacou que a atenção à saúde infantil atualmente está dividida em três pontos: a clínica pediátrica no Hospital São Francisco, a cirurgia pediátrica no HRS e a UTI pediátrica na Policlínica de Pato Branco. “Precisamos estruturar o atendimento à criança, respeitando a premissa da prioridade absoluta à criança, assim como o princípio da integralidade do SUS. Desta forma estruturar o serviço assistencial e atrair novos profissionais à região, fortalecendo todo o sistema público de saúde”, frisou.
Segundo o gestor, o HRS pode se tornar uma referência, também, no atendimento às crianças. Recentemente, a unidade passou a oferecer o serviço de endoscopia terapêutica de urgência, que serve para a retirada de corpos estranhos de crianças. “Nosso Cresems está determinado na implantação da UTI pediátrica no HRS, juntamente com direção da unidade e Regional de Saúde, estamos unidos nessa causa e buscamos apoio dos atores do sistema de garantia de direitos da crianças e adolescentes, representação política e sociedade civil organizada”, conclui Legramanti.