Ranie de Carvalho Zanchet, psicóloga infantil, comenta quando se deve buscar ajuda.

Sofrimento velado. Nem sempre os pais conseguem perceber que determinadas atitudes são decorrentes de sofrimento psicológico. Como mensurar uma dor “invisível”? A psicóloga infantil Ranie de Carvalho Zanchet explica melhor esta questão.
JdeB – Como identificar que a criança está sofrendo com a pandemia?
Ranie – A criança pode apresentar sinais de sofrimento psíquico através de regressão do comportamento, irritabilidade, agressividade física ou verbal, diminuição ou aumento exagerado do apetite, isolamento, dificuldade em expressar-se, sono agitado ou irregular, comportamentos impulsivos, inibição, mudança de humor, diminuição da energia, agitação e regressão na fala.
Quais os reflexos na saúde mental da criança?
O reflexo na saúde mental da criança pode se dar por meio de ansiedade, depressão, estresse, fobia social, entre outros, porém, isso depende muito das experiências e vivências de cada família. Toda perturbação da harmonia que envolver o meio que a criança está inserida poderá gerar adoecimento psíquico. Por exemplo, a perda de algum ente querido ou mesmo dificuldades causadas pela diminuição da renda familiar.
Quando é indicado tratamento psicológico?
O tratamento psicológico é indicado quando a criança vem apresentando mudanças no comportamento que perduram por mais de duas semanas, mesmo com intervenção da família ou responsável. Nesses casos é importante que a criança seja encaminhada para uma avaliação.
Como avaliar a ansiedade?
Se a ansiedade for patológica, poderá interferir ou impedir interações sociais ou mesmo atividades corriqueiras do dia a dia. É bom ficar atento a mudanças na alimentação, dificuldade de concentração, dificuldade de aprendizagem, antecipação de acontecimentos futuros de maneira insistente e exagerada, inquietação motora ou verbal.