8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Jovem transferido para o Rio de Janeiro após inédita cirurgia de pulmão artificial

Operação foi realizada por equipe médica especializada; entre os profissionais, doutor Júlio.

Equipamentos utilizados para a transferência do paciente.

A família Piccolo conseguiu transferir Rafael Piccolo, 30 anos, para um hospital especializado no Rio de Janeiro. A equipe esteve em Pato Branco, sábado, 29 de maio, realizando o procedimento inédito, na UPA, quando Rafael recebeu um pulmão artificial para possibilitar sua transferência a um hospital especializado. O tratamento de alta complexidade tem um custo diário de R$ 60 mil e a família contou com a ajuda da comunidade para obter parte do dinheiro necessário.

O médico pediatra Júlio Cesar Pereira Dias, de Pato Branco, integra uma equipe de telemedicina que reúne vários médicos no País, entre eles a dra. Ludhmila Hajjar, uma das maiores especialistas do Brasil, na atualidade, em termos de Covid-19. Dr. Júlio Cesar disse que o procedimento foi inédito em Pato Branco.

Doutor Júlio explicou que o que foi feito em Pato Branco tem sido responsável por salvar muitas vidas no País. “É um procedimento que salva vidas, mas infelizmente inacessível para a maior da população que tem sido vítima desta doença”, afirmou o médico. O procedimento utilizado no jovem Rafael foi o mesmo utilizado no ator e humorista Paulo Gustavo, mas, no caso do ator, ele faleceu por causa de outras agravantes provocadas por um quadro de infecção hospitalar.

- Publicidade -

Fisioterapia hospitalar pode ser a diferença entre a vida e morte para pacientes de Covid-19

Grande avanço
Para o médico pato-branquense, os próximos 30 dias serão de grande avanço da doença no Brasil, e as pessoas precisam entender a gravidade do momento. Outro alerta feito pelo médico foi em relação à importância de oferecer aos doentes a fisioterapia hospitalar para pacientes de Covid-19. “Temos observado, no intercâmbio de experiências com a equipe da doutora Ludhmila, e médicos de todo o Brasil, que a fisioterapia hospitalar é muito importante para os pacientes em recuperação da Covid-19, e que isso tem salvado muitas vidas.”

 

Redobre os cuidados nos próximos 30 dias
Doutor Júlio fez um alerta para cada um fazer sua parte neste momento crucial. “Estamos vendo que os profissionais de saúde estão dando tudo de si neste momento, uma rotina desumana, são pessoas maravilhosas que têm ido muito além de suas próprias forças, uma dedicação que tem salvado vidas, permitindo verdadeiros milagres nas UTIs e enfermarias”, disse.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques