6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Laboratório beltronense passa a realizar exames de PCR para detectar Covid-19

Exame molecular é mais confiável que o teste rápido e tem resultado em 24 horas.

 O laboratório beltronense Biolabor é um dos únicos do Paraná a realizar o exame de PCR para diagnosticar a Covid-19. A análise é feita na filial de Foz do Iguaçu. 

Fotos:Divulgação/Biolabor

O laboratório de análises clínicas Biolabor, de Francisco Beltrão, está realizando exames de Covid-19 do tipo PCR (reação em cadeia de polimerase). Este é o mesmo método utilizado pelo Lacen para detectar a doença e poucos laboratórios privados do Paraná o fazem – na região, não há nenhum.

- Publicidade -

O exame de PCR coleta secreções dos pacientes e identifica se há a presença do coronavírus ou não na amostra. Esse método é o mais confiável para detectar a Covid-19, já que o teste rápido descobre apenas a presença de anticorpos do coronavírus, que surgem cerca de oito dias após o contágio.

[relacionadas]

“Nós oferecemos também os testes rápidos, mas o grande diferencial é o PCR, um exame que faz a identificação viral da amostra por meio de uma análise de biologia molecular. É um exame mais complexo, mas também mais confiável por detectar a Covid em seu estágio inicial, quando o organismo ainda não produziu anticorpos”, explica o proprietário do Biolabor, Adolfo Fiorenzano.

Além da confiabilidade, o PCR feito pelo Biolabor pretende ser ágil, com resultado em 24 horas. As amostras serão enviadas para a filial do laboratório em Foz do Iguaçu, onde uma estrutura para este tipo de exame foi montada no fim do ano passado, visando também à detecção de dengue, zika e chikungunya. “Lá, temos uma estrutura de análise por meio de biologia molecular que poucos laboratórios do Estado possuem, utilizando tecnologia europeia na realização dos exames.”

Agendamento
Para evitar aglomeração, o Biolabor está coletando o exame por meio de agendamento (os interessados podem ligar no 3524-7116). O PCR custa R$ 298, mas o laboratório também disponibiliza o teste rápido por R$ 160.

Adolfo Fiorenzano, proprietário do Biolabor: exame identifica o coronavírus no estágio inicial da doença.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques