Vinculado ao Departamento de Saúde, o laboratório participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade.

Desde o mês de Maio de 2019 o laboratório do Centro Integrado de Saúde participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que consiste no controle da qualidade das análises laboratoriais através da utilização de ensaios de proficiência, que determinam a qualidade dos resultados dos exames.
O controle de qualidade é realizado através da comparação interlaboratorial, mantendo a variabilidade em patamares aceitáveis e, desta forma, o monitoramento da qualidade dos materiais utilizados, calibração dos equipamentos e método utilizado, além de contar com assessoria técnica científica para corrigir eventuais inconformidades.
Nesta semana o laboratório recebeu a “Certificação de Excelência” das amostras-controle dos ensaios de proficiência realizados em 2019. Esse resultado concede ao laboratório municipal padrões nacionais e internacionais de qualidade.
O diretor do Departamento de Saúde, Leandro Legramanti, informou que o laboratório do município atende aproximadamente 30 pacientes/dia, oferecendo mais de 200 tipos de exames de análises clínicas a toda a população. São realizados em média 2.500 exames mensais, todos com sistema de coleta a vácuo, que garante mais segurança aos pacientes e profissionais da saúde.
Devido aos padrões implementados no município, o laboratório também está prestes a receber a licença sanitária estadual, uma certificação concedida a poucos laboratórios no Estado.
Para o prefeito Maikon Parzianello (PSDB), os testes do controle externo comprovam que o processo de realização do exame no laboratório municipal tem garantia e credibilidade, um resultado do comprometimento da equipe técnica e dos investimentos em materiais, reagentes, coleta, o armazenamento e a qualidade dos equipamentos.