Saúde
.jpg)
A equipe da Ótica Diniz fez 65 testes de acuidade visual.
Foto: Niomar Pereira/JdeB
No sábado, 10, o Lions Club Francisco Beltrão sediou a 3ª Mateada Leonística realizada na Cidade Norte, no pátio da empresa Master Bike. Dentre as ações realizadas foi desenvolvida a campanha de prevenção e testes para a detecção do diabetes. O Lions Clube contou com a participação e apoio de diversos parceiros como a Prefeitura, Unisep, Unioeste, Óticas Diniz, Depen, entre outros, além de uma grande presença da comunidade. Teve animação do Clube da Viola e apresentação de projetos como CVV, Diálogos LGBT e Mães pela Diversidade.
O evento começou no final do ano passado, em dezembro, quando o Lions Clube foi convidado para ajudar na festa do Bairro Padre Ulrico. “Nós queríamos levar alguma coisa diferente pras crianças no Natal. Um presente da saúde. Então a comissão de diabetes, que eu coordeno, criou um vídeo e foi mais ou menos nos moldes como temos na barraca. As pessoas eram encaminhadas, as crianças principalmente, a passar pelos testes de diabetes, a assistir um vídeo de conscientização, pra começar desde cedo, e depois a gente sorteava os brindes. Esse foi o primeiro evento que a comissão de diabetes realizou aqui em Francisco Beltrão”, contou Eliane Adele Montemezzo, uma das organizadoras da Mateada Leonística.
Número de atendimentos
No sábado, foram feitos 112 testes de glicemia em jejum sendo que destes 20 pessoas estavam com índices acima de 100 mg/ml. A equipe da Ótica Diniz fez 65 testes de acuidade visual. Também foram feitos dezenas de testes para aferir a pressão arterial. O atendimento global ficou em torno de 250 pessoas.
Conforme Eliane, a prevenção ao diabetes é um dos temas que o Lions Club elegeu para trabalhar no mundo todo. “Fizemos a primeira mateada em abril e na segunda já ganhou corpo e a campanha de prevenção ao diabetes junto e foi um sucesso. A campanha teve o lançamento lá na Praça da Liberdade, mas visitamos empresas e instituições. Uma vez por semana visitamos empresas, os funcionários são orientados a vir em jejum, aí fazem os testes, assistem os vídeos e depois as empresas fornecem um lanche como o que está sendo servido aqui, frutas e café sem açúcar. Assim a empresa se torna uma parceira amiga ao combate ao diabetes. Quando estivemos na Master Bike apresentando a campanha pra eles, nos convidaram pra fazer a 3ª Mateada aqui, e saiu esse evento maravilhoso.”
Eliane orientou as pessoas a cortarem o consumo de açúcar. “O diabetes é uma epidemia mundial, é a principal causa de atuação global do Lions Club Internacional. E não existem dados efetivos, as pessoas vão simplesmente adoecendo, só que as pessoas sabem que estão fazendo coisa errada e é uma doença que não reverte mais. Por isso os testes em jejum são tão importantes. A rede de saúde pública está totalmente preparada, você pode ir lá a hora que quiser pra fazer o teste de glicemia.”
Empresária destaca importância de ações preventivas
JdeB – A empresária Elígia Matte, diretora da Master Bike, relatou que um dos objetivos do evento foi proporcionar aos moradores da Cidade Norte, a oportunidade de realizarem todos os testes acima mencionados, perto de suas casas, descentralizando assim estas ações, que geralmente ocorrem no Centro. “A Master Bike apoia e apoiará sempre, tudo que estiver relacionado com a saúde. Sabemos que o diabetes é uma doença grave, as estatísticas comprovam o crescimento da mesma. Andar de bicicleta cotidianamente pode evitá-la.” De acordo com ela, o evento foi um sucesso, além testes de glicemia em jejum, aferição da pressão arterial, testes de acuidade visual gratuitos, houve música ao vivo, visita de Duda a desportista de BMX de Beltrão, fazendo manobras para os presentes, crianças andando de bicicleta no pátio da Master Bike, distribuição de frutas, biscoitos fit, água, enfim muita empatia com o próximo, envolvida neste evento. Ela agradeceu poder público, Lions Club e demais parceiros. Houve sorteio de brindes e de uma bicicleta Master Bike.