Um calendário com pacientes de câncer de mama está em produção.

No Outubro Rosa, voluntárias do Mão Amiga expõe seu trabalho no Calçadão: Sueli Mazzetto, Altair Scopel, Lenir Buratto, Mariazinha Haubert, Kátia e Salete Guarda.
Fotos: Leandra Francischett/JdeB
A 10ª edição do Outubro Rosa, organizada pelo Mão Amiga, Grupo Beltronense de Combate ao Câncer, está mais reduzida, por causa da pandemia, mas o trabalho das voluntárias não para. “Tentamos despertar nas mulheres o interesse de se prevenir, de se tocar e incentivamos a procurar os postos de saúde e o Ceonc”, diz Kátia Vaz Carneiro, presidente da Mão Amiga.
Durante todo o dia de ontem, elas estiveram no Calçadão, alertando para a necessidade do diagnóstico precoce. Um grande painel com uma borboleta foi disponibilizado, para quem desejasse tirar fotos, representando a transformação que as mulheres passam. Foram comercializados camisetas e trabalhos desenvolvidos na ONG, como máscaras. Para facilitar o pagamento, a entidade aceita cartão. Estas foram as formas encontradas para angariar renda, já que o tradicional Chá Rosa não poderá acontecer neste ano.
Dia 10, as voluntárias estarão novamente no Calçadão. Também estão sendo promovidas palestras e, dia 24 de outubro, haverá a Caminhada Rosa, como de costume, mas respeitando as orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Uma novidade é a produção de um calendário, com pacientes de câncer, que deve ser lançado nas próximas semanas. As fotos foram tiradas ontem.
Atendimentos
Em 2019, mais de três mil pessoas foram atendidas na Casa Apoio, que acolhe os pacientes oncológicos, em tratamento no Hospital do Câncer (Ceonc). Também são servidas refeições; hospedagens à noite para os pacientes que se encontram em tratamento e que precisam permanecer em Francisco Beltrão. O Hospital tem abrangência sobre 28 municípios da região.
A Casa Apoio é mantida pela sociedade; a partir de uma parceria com os clubes de Rotary, de Francisco Beltrão, há um projeto com as empresas amigas, assim chamadas por contribuirem mensalmente. Há também as contribuições individuais da pessoa física, além do programa Nota Paraná, dos alimentos fornecidos pelo programa Mesa Brasil e alimentos de doação.
cmyk.jpg)