19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Máscaras, luvas ou lenços higiênicos não devem ser jogados no lixo reciclável

A orientação sempre foi para que o descarte seja feito no lixo orgânico, com a correta destinação, de acordo com as regras de saúde”.

 A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) orienta os consumidores a não descartarem no lixo de itens recicláveis máscaras de proteção, luvas de látex (ou de qualquer outro tipo), lenços de papel, lenços umedecidos, papel higiênico ou similares.

Estes itens, além de não serem recicláveis, podem colocar em risco a saúde dos catadores brasileiros, especialmente neste período da pandemia do Covid-19, e ajudar a disseminar o surto.

A engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Abeaço, esclarece que esses itens nunca foram recicláveis. “O que ocorre hoje é que luvas hospitalares e máscaras, que sempre tiveram descarte correto e seguro em ambientes hospitalares, passaram a ser utilizadas no dia a dia das pessoas. Elas pensam que esses itens são recicláveis, mas não são. Lenços umedecidos, lenços de papel, papel higiênico e papel toalha também não são recicláveis e a orientação sempre foi para que o descarte seja feito no lixo orgânico, com a correta destinação, de acordo com as regras de saúde”.

- Publicidade -

A presidente da Abeaço explica que se esses itens forem misturados aos recicláveis terão que ser descartados manualmente pelos catadores, sujeitando-os à contaminação não apenas pelo Covid-19, mas por outros micro-organismos.

As máscaras usadas não devem ser jogadas no lixo reciclável, mas no lixo orgânico.

 

Em Beltrão, problema continua na coleta de recicláveis

 Em Francisco Beltrão a Cooperativa de Reciclados Marrecas (Marcop) continua recebendo muitas embalagens com lenços higiênicos e agora também máscaras. Entre agosto e setembro de 2019 o JdeB publicou uma série de matérias revelando que boa parte do lixo reciclável recebido pelas entidades do setor tinham de ser descartados no Aterro Sanitário porque se tratava de resíduos. Entre os resíduos descartados também havia lenços higiênicos.

Bruna Andressa Cordeiro, que trabalha no setor de triagem da Marcop, disse ao JdeB que o pessoal “põe direto no lixo [os lenços higiênicos]”. Ela contou, também, que estão sendo recebidas máscaras descartáveis junto com os produtos recicláveis.

Medidas de segurança
Na Marcop, o pessoal que trabalha na triagem está usando máscaras, fazendo a higienização de luvas e das mãos para evitar a possibilidade de contágio pelo coronavírus ou outros vírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques