6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Médica alerta: somente infectados e profissionais de saúde devem usar máscara

Uso pela população em geral não é recomendado por órgãos de saúde.

A dra. Luciane Martignoni, médica especializada em alergia e imunologia em Francisco Beltrão, esclarece que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só as máscaras com eficácia comprovada devem ser utilizadas neste período de pandemia e somente por algumas categorias da população. Ela faz um alerta para que as pessoas não usem máscaras de pano, porque não são uma barreira capaz de evitar a passagem do coronavírus.
“Tecidos, em geral, não filtram micro-organismos e ficam úmidos em pouco tempo de uso. Não dá pra orientar fazer máscara de pano porque a pessoa não vai estar protegendo os outros e a si mesma, pois, segundo a medicina do trabalho, as máscaras devem ser de material específico. Pessoas saudáveis, sem sintomas e que não trabalham na área da saúde não precisam usar”, afirma a dra. Luciane. O uso em massa das máscaras profissionais também pode tornar o produto escasso para quem está trabalhando na linha de frente no combate à Covid-19.

[relacionadas]

Nesta semana, o JdeB publicou reportagem sobre uma campanha iniciada em Pato Branco que orientava para o uso de máscaras de tecido pela população, como uma forma de conter a proliferação das gotículas de saliva de quem eventualmente esteja com a doença. Na quarta, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também comentou a possibilidade de uso de máscaras caseiras, mas até ontem não havia nenhuma recomendação oficial do órgão. A 7ª Regional de Saúde também emitiu orientação reforçando que máscaras de tecido não são recomendadas.

- Publicidade -

Dra. Luciane explica que o uso de máscara pode dar uma falsa sensação de segurança e fazer com que as pessoas relaxem em outros cuidados essenciais para evitar a disseminação do vírus. A recomendação é que somente quem tenha sintomas de gripe ou da Covid-19 use máscaras (as do tipo cirúrgica) e quem trabalha em locais com alto potencial de proliferação do vírus, como hospitais e unidades de saúde, utilize as máscaras do tipo N95, com maior capacidade de filtragem e melhor ajuste facial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques