Saúde
Os Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, do Estado e as Defensorias Públicas da União e do Estado encaminharam nesta quinta-feira (25) recomendação conjunta ao Governo do Paraná com a finalidade de conter o avanço da pandemia no Estado e, consequentemente, a diminuição no número de contágio e mortes pela covid-19.
Dentre as ações estão a suspensão imediata dos procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares, visando à otimização do estoque existente e preservando sua utilização para as terapias intensivas e emergências, e a tomada de providências para que a regulação do Estado redobre os esforços para promover encaminhamentos de pacientes em situação de urgência e emergência ao atendimento.
O documento ainda solicita a proibição de todo e qualquer evento que possa implicar a aglomeração de pessoas e a adoção de providências referentes à aquisição de vacinas.
A recomendação conjunta leva em consideração diversos aspectos, entre eles, o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado, em que a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto no Estado aparece em 94%.