O câncer pode ser evitado com cuidados constantes.

Três mulheres fazem parte da força feminina do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, de Francisco Beltrão. As sargentos Micheli, Sandrélli e Brilhante ressaltam que os cuidados para prevenir o câncer de mama devem ser constantes. “É importante o autoexame e é tão simples, não precisa só ir no médico”, diz sargento Micheli, que perdeu a avó materna de câncer de mama.
Elas consideram importante a campanha do Outubro Rosa, como uma forma de lembrar sobre a necessidade de se cuidar. “Como é mais divulgado, as mulheres procuram fazer exames, embora o cuidado tenha que ser diariamente. Na rotina do dia a dia, isso acaba um pouco despercebido”, observa a sargento Sandrélli.
Ambiente prioritariamente masculino
“Trazemos a disciplina pessoal do civil para aqui dentro e somos todos iguais”, afirma Micheli. Embora seja um ambiente prioritariamente masculino, as sargentos não abrem mão da vaidade, mas sem exageros. Maquiagem delicada, esmalte em tons neutros e cabelos alinhados completam o uniforme. “É uma questão de adaptação, fazemos a mesma coisa que os homens, mas tentamos não perder a feminilidade”, comenta Brilhante.
Sandrélli acrescenta que, em caso de missões, elas acompanham como apoio, chegando a ficar até 20 dias fora: “O Exército é bem família”.
Micheli e Sandrélli são da área de saúde; Brilhante, de informática. Micheli, 37 anos, é natural de Rosário do Sul (RS) e está grávida do primeiro filho. A beltronense Sandrélli, 37 anos, é mãe da Yasmim, 9 anos, e Melissa, 4 anos. Brilhante veio de Santarém (PA) e é mãe de Giovanna, 1 ano e 3 meses.