8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Municípios mobilizam agentes de saúde para convocar famílias à vacinação

A expectativa das secretarias de Saúde é de grande comparecimento aos postos.

A campanha de multivacinação e o Dia D mobiliza equipes da área de saúde em todos os municípios. As secretarias de Saúde de Marmeleiro e Pérola D’Oeste, por exemplo, contaram com o trabalho dos agentes comunitários de Saúde para reforçar o convite às famílias, em suas casas, a levar as crianças e adolescentes para receberem as vacinas.

Marilene Romio, secretária de Saúde de Marmeleiro, conta que há duas semanas vem sendo feito um trabalho intenso pelos agentes de saúde para que as crianças e adolescentes compareçam às unidades de saúde e recebam as vacinas.

Até de noite
Durante a semana, em duas noites, as unidades de saúde dos bairros Centro e Santa Rita abriram à noite para que os pais levassem os filhos tomar as doses. Apesar do esforço das equipes e da Secretaria de Saúde, Marilene comenta que “com todo essa oferta de serviço, a procura ainda é pequena”.
Sua expectativa é que as pessoas compareçam hoje para tomar as vacinas. As unidades de saúde Santa Rita, Centro e nas comunidades rurais de Bom Jesus e Alto São Mateus estarão abertas das 8 às 17h, sem fechar para o almoço. Marilene salienta que o município vem trabalhando para imunização de 100% da meta, nestas duas faixas de idade.

- Publicidade -

Expectativa em Pérola D’Oeste
A enfermeira Vanuza Andersen, responsável pela Vigilância Sanitária e Coordenação da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Pérola D’Oeste, conta que os agentes comunitários de saúde passaram nas casas, durante a semana, convocando famílias para que levem os filhos para vacinar e também verificar se as carteiras de vacinação estavam em dia.
Vanuza salienta que “é o momento de colocar as carteirinhas de vacinação em ordem; a expectativa é de um bom movimento [hoje]”. A unidade de saúde central ficará aberta das 8 às 16h, sem fechar para o almoço.

Eneas Marques
O secretário de Saúde de Eneas Marques, Leandro Legramanti, disse que o trabalho vem sendo feito pela equipe de profissionais para que a meta de vacinação seja atingida no município.

Quais as vacinas
A campanha de multivacinação disponibiliza as vacinas BCG, que previnem as formas graves de tuberculose; pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, contra pneumonia, meningite e otite; meningocócica C, que previne contra meningites; tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da hepatite A e hepatite B; e contra a febre amarela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques