Ontem e hoje as visitas estão ocorrendo em quatro bairros da região Norte.
O mutirão técnico de combate e conscientização sobre as formas de prevenção contra a dengue prossegue nesta semana na cidade de Francisco Beltrão. O último Levantamento de Índice de Infestação (Liraa) deu 5,7%, muito alto e com risco de epidemia.
O trabalho, nos bairros, vem sendo feito pelas secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e de Viação e Obras, de Francisco Beltrão, contando com o apoio do Exército (16º esquadrão de Cavalaria Mecanizado). Os servidores e militares vêm realizando os mutirões técnicos para ampliar o trabalho de conscientização e envolver mais a comunidade nas ações de combate ao mosquito Aedes, transmissor da dengue, zika e chicungunya.
Visitas às casas
Os agentes estão visitando todas as residências do perímetro urbano para explicar aos moradores os riscos da doença, o que cada um pode fazer para colaborar, os materiais que devem ser descartados e pedir o apoio para que descartem de maneira correta.
Em relação aos materiais recicláveis, as equipes da Prefeitura passam nas casas para fazer a coleta. Já em relação a móveis, galhos e restos de construção civil domiciliares, os moradores deverão transportar para o descarte.
A Prefeitura de Beltrão disponibilizou um local para que isso aconteça, nas margens da PR-566, saída para Itapejara D’Oeste, onde já são descartados galhos. Equipes estão no local das 8 às 20h, de segunda a sexta-feira, e nos sábados no horário das 8h às 16h.
Criadouros nas casas
O levantamento do Liraa constatou que os principais focos estão em locais habitados. Somente 2,5% estão em terrenos baldios. Neste ano nenhum caso de dengue foi confirmado no município, mas existem várias notificações em análise.
Roteiro dos Mutirões Técnicos
Dias 3 e 4/2 – Sadia, Jardim Floresta, Itália, Júpiter e Nortão
Dia 5/2 – Cristo Rei, São Francisco e Novo Mundo
Dias 6 e 7/2 – Vila Nova, Miniguaçu e Jardim Seminário
Dia 10/2 – Cango e Guanabara
Dia 11/2 – Alvorada, Marrecas e Nova Petrópolis
Dias 12 e 13/2 – Industrial, São Cristóvão e Água Branca
Dia 14/2 – Centro
Dia 17/2 – Nossa Senhora Aparecida
Dia 18/2 – Aeroporto e Bom Pastor
Dia 19/2 – São Miguel
Dia 20/2 – Luther King e Presidente Kennedy
De 14 casos em investigação para dengue, seis já foram descartados
A enfermeira Tânia Lise, chefe do Setor de Combate a Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, disse ao JdeB, ontem, que, desde o começo do ano foram notificados 14 casos para investigação de suspeita de dengue. Destes, seis já foram descartados.
Tânia contou, também, que a adesão dos moradores ao mutirão técnico está muito bom. Na semana passada foram realizadas visitas nas residências e empresas dos conjuntos habitacionais do Padre Ulrico e ao Loteamento Terra Nossa. “A população tá bem engajada; todos bem preocupados [com a dengue]”, relatou.