Saúde
Alep – Outubro é o mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama, mas o trabalho do Humsol dura o ano todo.
A presidente da instituição, Simone Beck, detalhou no programa Assembleia Entrevista, da TV Assembleia, as ações desenvolvidas pelos voluntários, como a doação de cabelos para confecção de perucas, lenços e doação de mamas em tricô para as pacientes oncológicas. E o trabalho não termina aí. Para resgatar a autoestima das mulheres, o grupo faz doação de material de higiene. “Inclui desde os produtos do dia a dia, também maquiagem, xampu, condicionador, bijuterias. Eles são entregues em uma bolsa, que chamamos de bolsa da autoestima”, diz Simone.
Ela também lembrou a importância de uma boa alimentação e da prática constante de atividades físicas. Explicou como as mulheres devem fazer o autoexame, prática recomendada pelos médicos, o que não exclui os exames de laboratório. “O toque deve ser feito após o período menstrual. Com a mão na cabeça, apalpe toda a mana com os dedos. Conhecer o corpo é fundamental também. Se notar algo diferente, procure assistência médica imediatamente “, alertou.
Simone também explicou que a prevenção com exames clínicos como mamografia e papanicolau são recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos uma vez por ano, após os 40 anos. “O SUS fornece a mamografia de graça a partir dos 50 anos, mas caso a mulher esteja numa faixa etária inferior e haja alguma suspeita, pode fazer o exame sem pagar nada”, avisou.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.