19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Na Campanha Setembro Amarelo, falar é a melhor solução

Saúde

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Dia 10, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversarmos sobre o suicídio e maneiras como prevení-lo.

Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso Planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.

Situações
As causas do suicídio são variadas e, segundo o CVV, especialistas identificam transtornos mentais na maioria das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia. Entretanto, não podemos afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentam esses transtornos. Não podemos nos esquecer de que, muitas vezes, o suicídio acontece de maneira impulsiva diante de algumas situações muito impactantes e inesperadas da vida, como fim de relacionamentos, perda de pessoas queridas, abusos ou mesmo crises financeiras. Quando entendemos que o suicídio é uma realidade e que pode afetar pessoas em nossa volta, fica mais claro que é fundamental conversarmos a respeito. Os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, suas causas e formas de evitá-lo.

- Publicidade -

Trabalho do CVV
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), uma associação sem fins lucrativos, desenvolve trabalhos de conscientização. Para mais informações, as pessoas podem telefonar para número 188 ou acessar o chat no site da CVV. O telefone e o chat funcionam 24, por dia, em todos os dias da semana. As informações foram repassadas por Vaneide Fávero e pela Secretaria de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu, que também vem desenvolvendo trabalho de conscientização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques