23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

No inverno, organismo requer maior consumo de alimentos

No o inverno, além do aumento da sensação de frio, muitas pessoas podem sentir mais fome do que em outras estações do ano. Há uma explicação real para esse comportamento, de acordo com a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Kátia Ushiama.

De acordo com ela, a necessidade de um consumo maior de alimentos está relacionada a uma exigência do corpo. “Isso ocorre porque, durante esse período, o organismo tem seu gasto calórico/energético aumentado para manter a temperatura corporal. Esse aumento consiste em aproximadamente 300 calorias por dia”, diz. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a alimentação mal planejada não se torne um problema no futuro.

Quem quiser opções de bebidas que confiram as sensações de aquecimento e saciedade pode optar pelas mais “quentes” como chás e leite desnatado (desde que consumidas sem adoçar ou com adoçante artificial). “Além disso, chamo atenção para hidratação. No inverno, geralmente, as pessoas ingerem menor volume de água. Isso pode comprometer a eliminação urinária e fecal. Sendo assim, devemos manter nossa ingestão de água aumentada, mesmo no inverno”, alerta Kátia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques