Saúde
Mais cinco pessoas morreram vítimas da dengue no Paraná. Os dados foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira. Estes óbitos eram pessoas idosas, todas portadoras de comorbidades, que são doenças crônicas já instaladas e que associadas à dengue agravam o estado de saúde dos pacientes, provocando o óbito.
De acordo com o boletim quatro mortes são casos autóctones, contraídos na cidade de residência: mais um caso foi em Nova Cantu; uma mulher de 71 anos, com pneumonia e artrite reumatóide (óbito em 3/01/2020); um caso em Itaguajé, uma mulher de 89 anos, portadora de hipertensão arterial (óbito em 9/01/2020); um caso em Colorado; onde morreu um homem de 80 anos e cardiopata ( óbito em 26/12/2019), e um caso em Florestópolis, um homem de 72 anos (23/12/2019). Um outro caso importado foi confirmado: de uma moradora do município de Rondon; a mulher de 66 anos, adquiriu dengue quando viajou para Itajubi, no interior paulista e era portadora de hipertensão arterial e diabetes (óbito em 12/01/2020).
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, reforçou o alerta às pessoas. “Por isso, reafirmamos os cuidados nesta faixa etária e nossa atuação, nesta semana, envolve exatamente a capacitação para manejo clínico de pacientes”.
[relacionadas]