Plataforma será usada como medida de prevenção e combate à Covid-19, além do monitoramento de doenças crônicas, que podem agravar o quadro clínico de pessoas contaminadas.
.jpg)
O Governo do Estado lançou ontem, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), um novo serviço de atendimento à população chamado Saúde On-line Paraná. A plataforma inovadora utiliza um sofisticado sistema de inteligência artificial que vai conectar os pacientes e profissionais da Saúde de forma personalizada e eficiente.
O aplicativo será usado como medida de prevenção e combate à Covid-19, além do monitoramento de doenças crônicas, que podem agravar o quadro clínico de pessoas contaminadas.
Para o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o novo aplicativo multiplica o alcance das medidas de proteção e atenção em saúde do governo do Estado. “Um projeto inovador, que alia tecnologia e profissionais gabaritados para aprimorar e ampliar o atendimento à saúde da população num momento tão delicado como este”, disse. “Estamos implantando sistemas inovadores para aproximar o governo da população e aprimorar serviços públicos”, afirmou.
O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, enfatizou que o novo aplicativo vai beneficiar a saúde física e mental da população. “Ele permitirá o acompanhamento de relatórios e indicadores integrados sobre a situação da pandemia no Estado.”
Informação e atendimento
No aplicativo, disponível inicialmente para Android, na Play Store, os cidadãos poderão acessar informações oficiais sobre o coronavírus e receber atendimento de profissionais da saúde de plantão, tanto para buscar orientações relacionadas à Covid-19 quanto para outras doenças. A plataforma localiza as unidades de saúde mais próximas ao cidadão e apresenta informações sobre atendimentos. Em breve, o aplicativo estará disponível também na App Store para IOS.
O novo aplicativo foi desenvolvido pela Techtools Health Innovation, empresa de inovação em saúde, a partir de uma demanda da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde.
“Reunimos as melhores tecnologias de certificação de identidade, triagem, inteligência artificial e telessaúde. Com base nesses dados, o Estado poderá gerir as políticas de Saúde Pública de forma ainda mais assertiva, engajando a comunidade na vigilância participativa”, comenta Jeff Plentz, fundador da empresa parceira.
Funcionalidades
Os cidadãos cadastrados no aplicativo podem incluir os familiares que não possuem dispositivos móveis com acesso à Internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem rápida, selecionando as seguintes opções: Suspeita de Covid-19; Retorno de Covid-19 positivo; e Contato com Covid-19 positivo.
De acordo com o resultado da triagem, o paciente pode ser encaminhado a uma unidade de pronto atendimento ou realizar uma consulta remota com os médicos da plataforma, no período das 8h às 23h, diariamente. As consultas são realizadas pelo próprio aplicativo, por meio de teleconsulta.
Caso seja necessário, os médicos podem prescrever medicamentos e emitir atestados digitais. Os médicos que atuam no teleatendimento têm acesso ao histórico completo de consultas realizadas pelos pacientes, agilizando os diagnósticos e prognósticos.
Inteligência artificial
O Saúde On-line Paraná utiliza recurso de inteligência artificial para identificar mais de 750 condições físicas e mentais diferentes. Ao responder a um questionário fácil e intuitivo, o cidadão terá uma sugestão do nível de criticidade de sua condição de saúde e poderá se programar para procurar o atendimento médico indicado.
O aplicativo preza pelos mais rígidos controles de privacidade, a fim de garantir que os dados de identidade dos cidadãos sejam preservados. As informações contidas na plataforma não serão usadas para nenhum outro fim, que não a segurança e a proteção sanitária da população paranaense.