6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

O câncer é uma doença hereditária?

O diagnóstico de câncer causa impacto para o paciente e também para a família. Nesse momento, começa a busca pelos motivos que levaram à ocorrência da doença e uma das dúvidas que podem surgir é: se uma pessoa da minha família teve câncer, eu tenho mais chances de desenvolver a doença?
É preciso saber que o câncer resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do indivíduo, sendo que a maioria está relacionada à exposição a fatores ambientas e que muitas vezes são evitáveis.
“Tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar etc. são alguns fatores que podem levar à incidência da doença”, destaca dr. Alexandre Chiari, médico oncologista da Oncomed Belo Horizonte. Também é importante enfatizar que o câncer resulta do crescimento desordenado das células e dos tecidos por motivos muitas vezes desconhecidos. Entretanto, uma parcela pequena dos tumores malignos são considerados hereditários (até 10%).
O câncer de cólon é um exemplo para quem herda a predisposição. Chiari explica que quem tem probabilidade de desenvolvê-lo deve submeter-se, anualmente, a uma colonoscopia para identificar pequenas deformações do tecido, evitando que elas evoluam para o câncer. “É importante que as pessoas saibam que muitos tipos de câncer podem ser curados, desde que diagnosticados em fases iniciais”, afirma.
O câncer de mama é outro exemplo que pode estar relacionado a questões hereditárias, existindo a possibilidade de ser passado, por exemplo, de mãe para a filha. “E quando há a propensão genética, a pessoa deve tomar precauções para prevenir a doença. Por isso, é preciso estar atento os sintomas e fazer consultas periódicas ao médico”, finaliza dr. Alexandre.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques