As alergias e a Covid-19, têm alguns sintomas em comum exigindo exames imediatos.
Nesta reta final do inverno, aumentam os casos de alergias respiratórias que passam pela Upa 24 Horas, de Beltrão. A alta, devido ao ar mais seco, é normal neste período, mas este ano a equipe está mais atenta à triagem para conseguir distinguir sinais de alergia, da Covid-19. “Como as alergias, síndromes gripais e a Covid têm alguns sintomas em comum, os problemas respiratórios passam inicialmente por uma pequena triagem para saber se há mais algum sintoma associado e indícios de que seja infecção por coronavírus”, explica Keli Zanette, coordenadora da unidade.
Nos últimos 15 dias, cerca de 30% dos pacientes que chegam à Upa possuem algum problema respiratório. Se houver mais sintomas associados, eles são encaminhados a uma ala separada do atendimento geral, onde uma avaliação mais minuciosa vai buscar saber se o paciente apresenta indícios de infecção por coronavírus.
[relacionadas]
Quando se constata que o problema é apenas uma alergia e que o paciente sofre de rinite, sinusite ou asma, a equipe receita antialérgico, se necessário, e faz as recomendações para amenizar os efeitos da doença. A Upa não está mais realizando inalação porque o procedimento elimina partículas no ambiente, podendo ser um ponto de contágio caso o paciente esteja infectado.
