Secretária interrompeu seu feriado de Carnaval.

Por Beto Rossatti – A secretária de Saúde Pato Branco, Lilian Brandalize, interrompeu o feriado de Carnaval para fazer um apelo à comunidade. Pato Branco registrou oito casos de dengue e surtos nos bairros Vila Isabel e Bortot.
“O município está em estado de alerta contra a dengue, e as pessoas precisam ajudar, porque depende da ação de cada cidadão evitar que o quadro da doença evolua”. No Paraná, os casos de dengue iniciaram um crescimento em dezembro, permanecendo nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.
O calor e as chuvas são intensificados, colaborando com a proliferação do mosquito que transmite a doença, o Aedes aegypti. As pessoas precisam ficar atentas começando o trabalho no quintal de suas casas e verificando também as calhas e vasos de flores e folhagens. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, em 324 municípios há notificações de dengue e, destes, 153 confirmaram a doença — entre os quais Pato Branco, com casos domésticos. Há 112 municípios com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. São 3,3 mil casos em investigação e nenhum registro de óbito neste período.
Francisco Beltrão também
A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão e o Setor de Combate a Endemias estão realizando um trabalho intenso nos bairros Alvorada e Nossa Senhora Aparecida.
Até agora foram confirmados 63 casos de dengue. Por isso, foi iniciado um trabalho de visitas aos domicílios para verificar a existência de focos de proliferação nestes dois bairros.
Colaborou Flávio Pedron