5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Pequeno Príncipe de Curitiba, o maior hospital pediátrico do Brasil, comemorou 100 anos

O Hospital tem 70% do atendimento destinado ao SUS. O evento foi promovido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Apresentação do concerto da Camerata Antiqua de Curitiba.

A emoção tomou conta do Pequeno Príncipe na manhã desta sexta-feira, dia 25. Em celebração aos 100 anos do maior hospital pediátrico do Brasil, profissionais, pacientes em tratamento na instituição e seus acompanhantes foram presenteados pelo concerto da Camerata Antiqua de Curitiba. A apresentação foi uma homenagem a todos que se dedicaram e ainda se dedicam com excelência técnica e muito amor em prol da saúde infantojuvenil. O evento foi prestigiado e promovido pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, como um presente à instituição.

“Agradeço a todas as boas almas que, em cada dia desses 100 anos, mantiveram esse lugar aberto. Muito obrigado também pelo atendimento, que é 70% destinado ao SUS. Curitiba é das crianças e esse Hospital é um orgulho de Curitiba. Viva o Pequeno Príncipe”, celebrou o prefeito, que esteve presente com as demais autoridades, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Júnior.

À tarde, o Hospital recebeu, pela primeira vez na sua história centenária, a visita da comitiva de ministros de Estado da Saúde. As autoridades estavam em Curitiba para a 9a Reunião de Ministros da Saúde do BRICS, grupo de países com economias emergentes formado pelos cinco países. Estiveram presentes na visita o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto; a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Cecília Huçulak; e os deputados federais Toninho Wandscheer, Leandre Dal Ponte, Aline Sleutjes e Pedro Lupion – todos apoiadores da instituição.

- Publicidade -

O ministro brasileiro Luiz Henrique Mandetta; o ministro da Saúde da África do Sul, Zwelini Mkhize; e o vice-ministro da Saúde da China, Wang Jianjun, conheceram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Cardiologia e o ambulatório de Ortopedia. Durante a sua passagem pelo Hospital, eles também parabenizaram a instituição pelos seus 100 anos de história, que serão celebrados sábado, dia 26.

“São 100 anos bem vividos, pois são 100 anos de recuperação de crianças”, afirmou o ministro brasileiro. “Já conheço a instituição e os médicos do seu corpo clínico. O Pequeno Príncipe é um hospital que além de atender aos seus pacientes, atende com um carinho diferenciado de todos os outros. Por isso, todos nós do BRICS estamos hoje aqui”, completou Mandetta.

O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, apresentou às autoridades presentes um pouco da história do Hospital, sua estrutura e indicadores, como as especialidades oferecidas e o número de atendimentos, cirurgias e internações. “Hoje foi um dia muito especial. Nosso aniversário de 100 anos é só amanhã (dia 26), mas recebemos esses dois presentes. Temos 100 anos e já dá para enxergar como será daqui dez, vinte anos. Poder contar com a atenção das autoridades municipais, estaduais e federais para isso é muito gratificante”, afirmou o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques