6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Pequeno Príncipe: Seu Imposto de Renda pode salvar vidas

O Hospital encontra nos recursos provenientes do IR uma possibilidade de garantir a manutenção de seus trabalhos.

Até o dia 28 de dezembro, pessoas físicas que fazem declaração por formulário completo podem destinar até 6% do Imposto de Renda (IR) em benefício de organizações filantrópicas, como o Hospital Pequeno Príncipe. A iniciativa também está disponível para pessoas jurídicas que declaram por lucro real – neste caso, o percentual é de 9%, sendo 1% para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

No entanto, essa possibilidade de doação ainda é desconhecida por boa parte dos contribuintes. Uma pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), em 2016, apontou que apenas 2% do potencial de contribuição das pessoas físicas é efetivamente utilizado. E isso significa que cerca de R$ 5 bilhões em imposto ainda não são doados.

Diante do cenário econômico desfavorável e do subfinanciamento na área da saúde, o Hospital Pequeno Príncipe, por exemplo, encontra nos recursos provenientes do IR uma possibilidade de garantir a manutenção de seus trabalhos. Com um século de atividades em prol de crianças e adolescentes de todo o Brasil, o Hospital – que destina cerca de 70% da sua capacidade de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

- Publicidade -

Agora, se você conhece essa possibilidade e ainda não faz parte dessa rede do bem, você está integrando o levantamento da Charities Aid Foundation (CAF), que revela dados alarmantes do Ranking Mundial de Solidariedade. A pesquisa aponta que os brasileiros poderiam ser mais solidários – atualmente, o País caiu da 75ª posição para o 122º lugar, deixando o Brasil na última colocação na América do Sul.
Você pode começar o próximo ano mudando essa realidade e transformando a vida de milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil. O Pequeno Príncipe desenvolveu um site com o passo-a-passo para facilitar a doação. Acesse www.doepequenoprincipe.org.br. E se ficar alguma dúvida, entre em contato pelo número (41) 2108-3886 ou WhatsApp no (41) 99962-4461.

Para quem pensa em contribuir, mas ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto, uma boa dica é o “Guia sobre Benefícios Fiscais nas Doações para os Fundos e Programas”, disponibilizado para download gratuitamente no site da Receita Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques