Saúde
Cinco médicos concluíram especialização no Programa de Residências Médicas do Hospital Policlínica, realizado em parceria com o Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) e a Secretaria de Saúde de Pato Branco. A solenidade de formatura aconteceu na noite de sexta-feira, 28, no Restaurante Ferreira. Diego Pasini de Oliveira e Valcyr Varnier Júnior concluíram especialização em cirurgia básica; Nelson Ferreira Neto Silva e Raphael Antunes Lacerda Silva receberam o certificado de conclusão em ortopedia e traumatalogia; e Francisco Aurílio de Matos é o mais novo pediatra.
O diretor-presidente do Hospital Policlínica, Waldemar Gava, agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e do Unidep e também a todos os colaboradores da instituição. “Estamos trabalhando sempre para possibilitar o melhor tratamento às pessoas. Formamos agora uma nova turma de especialistas e esperamos que levem para suas carreiras o cuidado, a responsabilidade e o carinho com os pacientes.”
Luis Eduardo Durães Barboza, presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Policlínica, elogiou o esforço dos novos especialistas. “A residência é um treinamento que exige muito comprometimento e dedicação. É uma profissão muito bonita e vale a pena exercer com dignidade, como vocês [residentes] estão fazendo”, declarou Barboza.

A secretária de Saúde de Pato Branco, Márcia Fernandes de Carvalho, destacou a contribuição do Hospital Policlínica para o serviço de saúde do município. “Representa uma mudança na nossa sociedade. Hoje, os novos especialistas têm importância muito grande para a saúde do País, especialmente pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, observou a secretária.
O coordenador do curso de Medicina do Unidep, Vilson Geraldo Campos, salientou que a formatura dos residentes “é um momento importante no processo de formação continuada e que resulta em ganhos para a comunidade e para o setor de Saúde.”
Diego Pasini de Oliveira foi o orador da turma. Em seu discurso, lembrou do tempo dedicado à especialização — dois anos para cirurgia básica e pediatria; três anos para ortopedia e traumatologia — e agradeceu à direção e equipe do Hospital Policlínica pela oportunidade. “Foi um período de aprendizado que nos fez crescer como pessoas e profissionais. Vamos levar essas experiências e transmitir o bem”, concluiu Oliveira.