6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

População precisa colaborar no combate ao Aedes

Saúde

A população de Francisco Beltrão precisa ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. O número de pessoas infectadas pelo vírus da dengue e que desenvolveu a doença aumentou de 21 para 23 casos entre a semana passada e esta. Estes pacientes contraíram o vírus e desenvolveram a doença neste ano. O boletim semanal da 8ª Regional de Saúde, no entanto, informa que o município de Beltrão tem 36 casos.

A enfermeira Tania Lise, do Setor de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, diz que os outros casos são de pessoas que não moram em Beltrão, que vieram para cá e voltaram doentes para suas cidades de origem.

[relacionadas]

- Publicidade -

Em relação ao mosquito Aedes, ela relata que em todos os bairros há focos de mosquitos e larvas. Tania, sistematicamente, tem feito apelos nas entrevistas aos veículos de comunicação para que as pessoas ajudem a combater os focos. “Que a população colabore, não deixe de vistoriar semanalmente, por dez minutos, locais que possam acumular água”.
Ela pede atenção especial para os moradores dos bairros Jardim Floresta, Vila Nova, Cristo Rei e também no Centro, onde houve a constatação de novos casos da doença. “Que a população fique mais atenta”, recomenda. As temperaturas altas dos últimos dias também favorecem a proliferação do mosquito.

Tania lembra que em cidades vizinhas também já tem casos de dengue. Por isso reforça: “A gente precisa do apoio da população”. Os agentes de combate a endemias (ACE) continuam fazendo o trabalho de visitas aos domicílios para orientar as pessoas. Mas a enfermeira ressalta que as pessoas não precisam esperar a visita dos ACEs para fazer as vistorias nos seus imóveis.

Na região de Francisco Beltrão o último boletim do Governo do Estado, de terça-feira, 28, informou que havia 1.480 caos confirmados, principalmente nos municípios de Capanema, Realeza, Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques