Saúde

A Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS), mantenedora do Centro Regional de Especialidades, de dois centros de Atenção Psicossocial (Cpas) e da Clínica de Órteses e Próteses, todos sediados no Bairro Água Branca, em Francisco Beltrão, terá duas novidades ainda neste ano.
A ARSS congrega os 27 municípios da região de Beltrão, que pagam mensalidades para oferecer diversos serviços de consultas com médicos especialistas, exames laboratoriais, tomografia, radiografia, entre outros.
O presidente ARSS é o prefeito Helton Pfeiffer, prefeito de Salgado Filho. Na última quinta-feira, dia 7, ele anunciou em evento no CRE, que os municípios irão comprar conjuntamente medicamentos para abastecer as suas farmácias municipais. A compra conjunta garantirá a compra em grande escala e, a princípio, menores valores para as prefeituras.
Mudança
Helton adiantou que a ARSS vai mudar de denominação. Passará a se chamar consórcio intermunicipal de saúde, como ocorre em outras regiões – Pato Branco é Conims. A mudança estatutária e de denominação exigirá a aprovação das câmaras municipais. Esta mudança terá de ser feita até o final deste ano.
Licitação pública
Outra novidade para os municípios é que dia 25 de novembro, uma segunda-feira, a Prefeitura de Beltrão fará a licitação pública para a escolha da empresa que construirá o Hospital Geral Intermunicipal em área ao lado do CRE. No final de 2017, o ministro da Saúde Ricardo Barros, autorizou a liberação de uma verba de R$ 22 milhões para a construção do hospital.
O dinheiro foi destinado à Prefeitura de Beltrão. Mas a gestão do hospital terá a participação dos demais municípios, já que será uma instituição que vai atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O terreno do futuro hospital pertence à Prefeitura de Beltrão.